Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Corinthians é campeão da Libertadores

FPF - 04 de julho de 2012 - 23:57

O dia que todo corintiano esperava finalmente chegou. O dia 04 de julho de 2012 entra definitivamente para a história do alvinegro, com a inédita e incontestável conquista da Taça Libertadores da América. O caminho para a vitória no torneio continental começou em fevereiro e além de tirar um peso das costas do torcedor corintiano, ainda gerou alguns ídolos, como Emerson, herói na decisão.

A primeira partida do alvinegro paulista na competição aconteceu no dia 15 de fevereiro, em San Cristóbal, na Venezuela, diante do Deportivo Táchira. Apesar de sair atrás no placar, o Corinthians conseguiu um empate no último minuto, com o volante Ralf.

O segundo jogo, disputado no Pacaembu, aconteceu 21 dias depois, diante dos paraguaios do Nacional. A equipe brasileira não deu chances para seu adversário, vencendo pelo placar de 2 a 0. Diante dos mexicanos do Cruz Azul, em jogo válido pela terceira rodada, os comandados de Tite seguraram a pressão de atuar fora de casa e na altitude, conseguindo um empate sem gols.

O primeiro turno de jogos da primeira fase já havia acabado, então era chegada a hora de enfrentar os mesmos adversários novamente, porém com mando invertido. No Pacaembu, o Corinthians fez valer seu mando e venceu o Cruz Azul por 1 a 0, deixando a classificação bem encaminhada.
A próxima partida seria no Paraguai e o time brasileiro não temeu a condição de visitante, vencendo o Nacional por 3 a 1. Para encerrar a participação na primeira fase e garantir a segunda melhor campanha na classificação geral, o Corinthians recebeu o Deportivo Táchira no Pacaembu e aplicou uma grande goleada de 6 a 0.

Vindo de uma classificação suada, os equatorianos do Emelec cruzaram o caminho do alvinegro nas oitavas de final, porém não conseguiram parar os comandados por Tite. No Equador a partida terminou empatada sem gols e no Brasil, o Corinthians venceu, sem contestação, por 3 a 0.
Nas quartas, o adversário era um velho conhecido. Poucos meses antes, Corinthians e Vasco haviam disputado ponto a ponto o título brasileiro e mais uma vez o destino colocava os dois frente a frente. No Rio de Janeiro, empate por 0 a 0 e em São Paulo, de forma sofrida, o Corinthians venceu por 1 a 0.

Se a fase anterior já havia dado fortes doses de emoção ao corintiano, a semifinal prometia deixar o clima de tensão ainda maior. Pela frente, o Corinthians teria de enfrentar o Santos, atual campeão da competição. Na primeira partida, na Vila Belmiro, a vitória por 1 a 0 deu ao time da capital paulista a possibilidade de se classificar com um empate e foi o que aconteceu. Em casa, os comandados de Tite empataram por 1 a 1 e alcançaram a inédita final do torneio.

No dia seguinte à classificação para a final, o Corinthians conheceu quem seria seu adversário. Tratava-se nada mais do que o Boca Juniors, um dos mais tradicionais times do continente. Na temida La Bombonera, o gol de Romarinho, aos 40 minutos do segundo tempo, manteve a campanha invicta do Corinthians e deixou a decisão sem favoritos para a segunda partida. O resultado final foi de 1 a 1.

No jogo da volta, no Pacaembu, o time comandado pelo técnico Tite e empurrado por quase 40 mil torcedores apaixonados, venceu por 2 a 0 com os dois gols marcados pelo atacante Emerson Sheik.

Ao todo, o Corinthians fez 14 partidas e conquistou oito vitórias e teve outros seis empates. Seu ataque funcionou bastante e marcou 22 gols enquanto a defesa foi impecável, sofrendo apenas quatro gols. Herói da grande decisão, Emerson terminou a competição como o artilheiro do Corinthians com cinco gols anotados.

SIGA-NOS NO Google News