Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Copa do Mundo: diagnóstico avalia condição das capitais

Morillo Carvalho, da Agência Brasil - Campo Grande News - 29 de março de 2008 - 17:03

Os prefeitos das 18 capitais brasileiras, incluindo Campo Grande, que querem sediar a Copa do Mundo de 2014 vão receber, no dia 4 de abril, um diagnóstico que mostra onde elas estão preparadas para o evento e o que falta para que possam receber turistas. Os governadores também vão receber o estudo.

Segundo a ministra do Turismo, Marta Suplicy, a cidade poderá, então, começar seu planejamento, tanto hoteleiro quanto de qualificação das pessoas. "Não é função do ministério construir hotel, mas é função dele dizer que tal cidade, se for escolhida como sede, comporta seis hotéis cinco estrelas, mas dois deles não terão sustentabilidade após o término da Copa. Então, dois terão que ser construídos já como apartamentos”, explicou. Apenas dez das 18 cidades candidatas a sediar jogos da Copa serão escolhidas.

Situações como essa permitirão que o ministério do Turismo se organize quando procurar investidores estrangeiros, disse Marta. “Quando a gente for vender lá fora, e isso o ministério tem que organizar, for procurar os investidores para esses hotéis, já tem que levar o diagnóstico do que cada cidade precisa e comporta.”

De acordo com a ministra, o modelo de estruturação do setor hoteleiro no Brasil pode ser inspirado no que a China construiu para equipar as cidades para as Olimpíadas de Pequim, neste ano.

“Podemos fazer como os chineses fizeram: a captação foi com investidores estrangeiros, em parceria com empresários chineses. Isso tudo temos que ver com outros ministérios como vai ser feito. Planejar é a palavra-chave”, afirmou.

A ministra disse que os chineses fazem a licitação da arquitetura, os recursos são privados e estrangeiros – em algumas partes o governo entra também, mas varia de construção para construção. "Os grandes prédios de competição ficam em seis universidades e vão ser absorvidos por elas", acrescentou.

SIGA-NOS NO Google News