Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Convênio Cerrados lança 6 cultivares de soja para o CO

Lebna Landgraf /Embrapa - 25 de março de 2009 - 09:36

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás (Seagro) e o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), que compõem o Convênio Cerrados, lançam, no dia 26 de março, seis cultivares de soja com características agronômicas superiores para a região dos Cerrados.

São duas cultivares de soja convencionais: BRSGO 7960, BRSGO 8360 e quatro cultivares transgênicas: BRS 7860RR, BRS 8160RR, BRS 8460RR e BRS 8560RR. As cultivares apresentam alta produtividade e resistência às doenças. “As sementes destas cultivares estão sendo multiplicadas pelos produtores participantes do Convênio Cerrados e poderão estar disponíveis na próxima safra para os produtores de grãos”, explicam os pesquisadores da Embrapa Soja, Geraldo Estevam e Odilon Lemos.



Confira as principais características dos lançamentos



BRSGO 7960

Indicada para GO e MG, esta cultivar apresenta como característica a precocidade associada ao excelente potencial produtivo.

BRSGO 8360

Com ciclo semiprecoce, a BRSGO 8360, apresentou nos testes de avaliação rendimento superior quando comparada às cultivares mais produtivas e plantadas na região. Indicada para GO, DF, MG, MS (centro-norte) e MT, a nova cultivar apresenta ainda tipo de crescimento indeterminado; arquitetura que favorece a penetração de defensivos, o que facilita o controle de pragas e doenças. “Destacamos ainda o excelente desenvolvimento vegetativo, a resistência ao nematóide de galha Meloidogyne javanica, um sério problema da região para a qual está sendo indicada”, explica o pesquisador.

BRS 7860RR

Indicada para GO, DF, MG, SP (norte), MS (centro-norte), esta cultivar transgênica possui ciclo precoce, alto rendimento e capacidade para responder com boas produtividades em solos de alta fertilidade. Além disso, apresenta ampla adaptação”, explica.

BRS 8160RR

Indicada para GO (sul e leste), DF, MG e MS (centro-norte), esta cultivar transgênica, de ciclo semiprecoce, apresenta alto rendimento e estabilidade de produção. “Além disso, esta cultivar oferece flexibilidade de época de plantio e também possui resistência aos nematóides de galhas”, destaca Estevam.

BRS 8460RR

Indicada para GO e DF, a cultivar transgênica BRS 8460RR apresenta ciclo médio e resistência ao nematóide de cisto da soja, da raça 3. Destaca-se ainda pela alta capacidade produtiva.

BRS 8560RR

Indicada para GO (sul e leste), DF, MG e MS (centro-norte), a cultivar transgênica, de ciclo médio, apresenta alto rendimento. A BRS 8560RR destaca-se ainda por possuir resistência aos nematóides de galhas. “Com materiais de diferentes ciclos, o produtor pode escalonar melhor a semeadura e a colheita, organizando melhor o processo produtivo”, defende Estevam.


Serviço:

Lançamentos de cultivares de soja do Convênio Cerrados

Data: 26/03

Horário: 8h às 11h

Local: Embrapa Transferência de Tecnologias – escritório de Goiânia.

Endereço: BR-153, Km 4, saída para Anápolis.



SIGA-NOS NO Google News