Cassilândia, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018

Últimas Notícias

25/03/2009 09:36

Convênio Cerrados lança 6 cultivares de soja para o CO

Lebna Landgraf /Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Secretaria de Agricultura do Estado de Goiás (Seagro) e o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), que compõem o Convênio Cerrados, lançam, no dia 26 de março, seis cultivares de soja com características agronômicas superiores para a região dos Cerrados.

São duas cultivares de soja convencionais: BRSGO 7960, BRSGO 8360 e quatro cultivares transgênicas: BRS 7860RR, BRS 8160RR, BRS 8460RR e BRS 8560RR. As cultivares apresentam alta produtividade e resistência às doenças. “As sementes destas cultivares estão sendo multiplicadas pelos produtores participantes do Convênio Cerrados e poderão estar disponíveis na próxima safra para os produtores de grãos”, explicam os pesquisadores da Embrapa Soja, Geraldo Estevam e Odilon Lemos.



Confira as principais características dos lançamentos



BRSGO 7960

Indicada para GO e MG, esta cultivar apresenta como característica a precocidade associada ao excelente potencial produtivo.

BRSGO 8360

Com ciclo semiprecoce, a BRSGO 8360, apresentou nos testes de avaliação rendimento superior quando comparada às cultivares mais produtivas e plantadas na região. Indicada para GO, DF, MG, MS (centro-norte) e MT, a nova cultivar apresenta ainda tipo de crescimento indeterminado; arquitetura que favorece a penetração de defensivos, o que facilita o controle de pragas e doenças. “Destacamos ainda o excelente desenvolvimento vegetativo, a resistência ao nematóide de galha Meloidogyne javanica, um sério problema da região para a qual está sendo indicada”, explica o pesquisador.

BRS 7860RR

Indicada para GO, DF, MG, SP (norte), MS (centro-norte), esta cultivar transgênica possui ciclo precoce, alto rendimento e capacidade para responder com boas produtividades em solos de alta fertilidade. Além disso, apresenta ampla adaptação”, explica.

BRS 8160RR

Indicada para GO (sul e leste), DF, MG e MS (centro-norte), esta cultivar transgênica, de ciclo semiprecoce, apresenta alto rendimento e estabilidade de produção. “Além disso, esta cultivar oferece flexibilidade de época de plantio e também possui resistência aos nematóides de galhas”, destaca Estevam.

BRS 8460RR

Indicada para GO e DF, a cultivar transgênica BRS 8460RR apresenta ciclo médio e resistência ao nematóide de cisto da soja, da raça 3. Destaca-se ainda pela alta capacidade produtiva.

BRS 8560RR

Indicada para GO (sul e leste), DF, MG e MS (centro-norte), a cultivar transgênica, de ciclo médio, apresenta alto rendimento. A BRS 8560RR destaca-se ainda por possuir resistência aos nematóides de galhas. “Com materiais de diferentes ciclos, o produtor pode escalonar melhor a semeadura e a colheita, organizando melhor o processo produtivo”, defende Estevam.


Serviço:

Lançamentos de cultivares de soja do Convênio Cerrados

Data: 26/03

Horário: 8h às 11h

Local: Embrapa Transferência de Tecnologias – escritório de Goiânia.

Endereço: BR-153, Km 4, saída para Anápolis.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 21 de Maio de 2018
Domingo, 20 de Maio de 2018
15:18
Cassilândia/Itajá
Sábado, 19 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)