Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conta de luz mais cara em quatro estados, inclusive MS

08 de abril de 2004 - 09:50

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou ontem ter autorizado reajuste de tarifas para contas de luz das distribuidoras Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Empresa Energética do Mato Grosso do Sul (Enersul), e Centrais Elétricas Matogrossenses S/A (Cemat). A agência informa ainda que as novas tarifas entrarão em vigor nesta quinta-feira (08/4).

A lista dos índices de reajuste autorizados, com discriminação por empresa, está disponível no site da agência, www.aneel.gov.br.

Segundo a Aneel, para calcular os índices, a agência considera a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer de doze meses. O reajuste tem aplicação diferenciada por categoria de consumo. As tarifas de fornecimento de energia elétrica são reajustadas anualmente, na data de assinatura dos contratos de concessão.

O reajuste das tarifas é superior ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), segundo já informara a Aneel na segunda (5) . O aumento fica acima do índice porque as distribuidoras vão começar a repassar para as contas de luz parte da alta do dólar registrada em 2002.

Na época, os custos das empresas subiram, principalmente porque a energia que adquiriram da usina hidrelétrica de Itaipu é vendida em dólar. Em 2003, o governo decidiu adiar o repasse para as tarifas porque o IGP-M estava muito alto e isso poderia pressionar a inflação.

As informações são da Aneel.

SIGA-NOS NO Google News