Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Consumo de peixe pode estimular crescimento de fetos

Camila Cotta/ABr - 22 de maio de 2004 - 10:50

Pesquisa da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, diz que mulheres que comem peixe nos últimos meses de gestação podem estimular o crescimento do feto.

O estudo envolveu quase 12 mil mulheres. Os pesquisadores pediram as mulheres que anotassem qual a quantidade de peixe que consumiam em 32 semanas de gravidez. A partir desse momento, era calculada a sua ingestão de ácidos gordurosos conhecidos como Omega-3. Acredita-se que esses ácidos tenham um efeito benéfico à saúde.

Em média, as mulheres comiam o equivalente a um terço de uma lata pequena de atum por dia, o equivalente a 0,15 gramas de ácidos omega –3.
Crescimento fetal restrito normalmente acontece em uma em cada dez gestações, mas em mulheres que não consomem peixe, essa estatística muda para um em cada oito (13%).

Segundo o chefe do estudo Imogen Rogers, este trabalho traz evidencias de que o peixe é uma parte importante da dieta humana e a recomendação é de que mulheres grávidas deveriam incluir pelo menos duas porções de peixe por semana em suas refeições.

Rogers disse que é possível que ácidos Omega-3 ajudem a estimular o crescimento ao tornar o sangue menos viscoso e aumentar sua circulação pela placenta, aumentando assim a quantidade de nutrientes que um feto recebe de sua mãe.

O nascimento de bebês com menor peso é associado a um maior risco de problemas de saúde, tais como doenças cardíacas e diabetes.

Com informações da BBC Brasil

SIGA-NOS NO Google News