Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho propõe valorização do ensino religioso

ACS - MEC - 14 de fevereiro de 2005 - 15:28

A nova diretoria do Conselho Nacional do Ensino Religioso de Santa Catarina (Coner-SC) apresentou à Secretaria de Estado da Educação e Inovação, no dia 11 último, proposta para valorizar o ensino inter-religioso nas escolas da rede pública estadual. Entre as principais atribuições do Coner estão o cumprimento do que determina o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sobre a pluralidade do ensino religioso nas escolas e a análise do conteúdo ministrado em sala de aula. A LDB estabelece que a disciplina deve ser facultativa para o aluno, mas obrigatória no currículo de todas as escolas.

A nova composição do conselho reflete a diversidade de cultos e a política pluralista da entidade. O diretor-presidente, padre Elias Della Giustina, representa a religião católica; a secretária, Magali Krowczuk Beirão, a fé Bahá’is; o pastor Roberto Duarte Cidral, a Igreja do Evangelho Quadrangular. O presidente do Conselho Consultivo é o pastor luterano Volmir Knevitz da Rocha. O diretor administrativo, pastor Daltro Gilson Tomm, pertence à Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Durante a reunião, o Coner ressaltou o esforço da secretaria para reforçar o ensino religioso nas escolas da rede pública estadual. Dentre as iniciativas está a abertura de vagas para o ensino religioso no concurso de ingresso ao magistério, cujas provas foram realizadas no último domingo, dia 13. Além disso, por meio do programa Magister de formação continuada, a secretaria garantiu graduação gratuita a 376 professores em ciências da religião. Para este ano, já foram criadas quatro novas turmas.

Mais informações na página do conselho na internet. (Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado a Educação e Inovação)

SIGA-NOS NO Google News