Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho Nacional de Educação tem novos dirigentes

Gilberto Evangelista/ABr - 04 de maio de 2004 - 16:54

Os novos membros do Conselho Nacional de Educação tomaram posse hoje, em Brasília. Os doze nomes escolhidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foram selecionados pelo Ministério da Educação, de uma lista de 94 candidatos indicados por diversas instituições nacionais ligadas à educação. Após a posse dos novos conselheiros, foi realizada a eleição do novo presidente do CNE. O ex-reitor da Universidade Federal do Ceará, Roberto Cláudio Frota Bezerra, vai ocupar o cargo até o ano de 2006.

Entre as funções do CNE está a de assessorar o Ministério da Educação nas decisões e no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação. O Tarso Genro, presente à cerimônia de posse, disse que a expectativa maior é ver a representação política do Conselho, junto ao ministério, ampliada. “O Conselho vai ter um papel importante de nos aconselhar e avaliar nossas propostas do sistema de avaliação do ensino superior, de reforma dos fundos educacionais e da universidade brasileira”. Tarso Genro afirmou ainda que o CNE deveria representar para o MEC aquilo que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é para a Presidência da República.

O novo presidente do Conselho Nacional de Educação, Roberto Cláudio Frota Bezerra, ocupava o cargo de conselheiro e presidente da Câmara de Educação Superior. Ele foi eleito por 21 votos, dos 23 conselheiros presentes na solenidade. Dois votos foram em branco. Segundo Bezerra, o Conselho está sendo convidado para uma novo relacionamento com o MEC. “A função de assessoria que é posta pelo próprio ministro, não de subserviência, mas com uma dimensão mais estratégica, é muito bem vista pelos conselheiros”, explicou. Segundo o novo presidente, entre os desafios que o Conselho deve enfrentar de imediato estão a reforma universitária e a superação das taxas de analfabetismo no país, a partir da inclusão social.

O CNE é composto por duas câmaras autônomas, formadas por 12 membros cada uma. Os novos conselheiros da Câmara de Educação Básica são o ex-ministro da educação, Murílio Hingel; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – Undime, Adeum Hilário Sauer; o ex-secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Antônio César Russi Callegari; a ex-reitora da Universidade Católica do Goiás – UCG, Clélia Brandão Alvarenga Craveiro; a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Maria Beatriz Luce e o escritor Carlos Nejar.

Para a Câmara de Educação Superior foram nomeados os reitores Alex Bolonha Fiúza de Mello, da Universidade Federal do Pará – UFPA e Antônio Carlos Caruso Ronca, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; o vice-reitor Milton Linhares, da Universidade Bandeirante de São Paulo; a secretaria de educação da Bahia, Anaci Bispo Paim; a professora da Universidade de São Paulo - USP/SP, Marilena Chauí e o professor da Universidade de Juiz de Fora – UFJF, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone.

SIGA-NOS NO Google News