Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/05/2004 16:54

Conselho Nacional de Educação tem novos dirigentes

Gilberto Evangelista/ABr

Os novos membros do Conselho Nacional de Educação tomaram posse hoje, em Brasília. Os doze nomes escolhidos pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foram selecionados pelo Ministério da Educação, de uma lista de 94 candidatos indicados por diversas instituições nacionais ligadas à educação. Após a posse dos novos conselheiros, foi realizada a eleição do novo presidente do CNE. O ex-reitor da Universidade Federal do Ceará, Roberto Cláudio Frota Bezerra, vai ocupar o cargo até o ano de 2006.

Entre as funções do CNE está a de assessorar o Ministério da Educação nas decisões e no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação. O Tarso Genro, presente à cerimônia de posse, disse que a expectativa maior é ver a representação política do Conselho, junto ao ministério, ampliada. “O Conselho vai ter um papel importante de nos aconselhar e avaliar nossas propostas do sistema de avaliação do ensino superior, de reforma dos fundos educacionais e da universidade brasileira”. Tarso Genro afirmou ainda que o CNE deveria representar para o MEC aquilo que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é para a Presidência da República.

O novo presidente do Conselho Nacional de Educação, Roberto Cláudio Frota Bezerra, ocupava o cargo de conselheiro e presidente da Câmara de Educação Superior. Ele foi eleito por 21 votos, dos 23 conselheiros presentes na solenidade. Dois votos foram em branco. Segundo Bezerra, o Conselho está sendo convidado para uma novo relacionamento com o MEC. “A função de assessoria que é posta pelo próprio ministro, não de subserviência, mas com uma dimensão mais estratégica, é muito bem vista pelos conselheiros”, explicou. Segundo o novo presidente, entre os desafios que o Conselho deve enfrentar de imediato estão a reforma universitária e a superação das taxas de analfabetismo no país, a partir da inclusão social.

O CNE é composto por duas câmaras autônomas, formadas por 12 membros cada uma. Os novos conselheiros da Câmara de Educação Básica são o ex-ministro da educação, Murílio Hingel; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação – Undime, Adeum Hilário Sauer; o ex-secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Antônio César Russi Callegari; a ex-reitora da Universidade Católica do Goiás – UCG, Clélia Brandão Alvarenga Craveiro; a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Maria Beatriz Luce e o escritor Carlos Nejar.

Para a Câmara de Educação Superior foram nomeados os reitores Alex Bolonha Fiúza de Mello, da Universidade Federal do Pará – UFPA e Antônio Carlos Caruso Ronca, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; o vice-reitor Milton Linhares, da Universidade Bandeirante de São Paulo; a secretaria de educação da Bahia, Anaci Bispo Paim; a professora da Universidade de São Paulo - USP/SP, Marilena Chauí e o professor da Universidade de Juiz de Fora – UFJF, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)