Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conselho e bancada querem discutir FCO com ministro

Sandra Luz / Campo Grande News - 14 de junho de 2004 - 15:18

Representantes do Conselho Deliberativo do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste) e da bancada federal de Mato Grosso do Sul definiram esta manhã que vão solicitar reunião com o ministro da Integração, Ciro Gomes, para discutir alternativas que simplifiquem o acesso de pequenos empreendedores aos recursos da linha.
Desde 2003 ficou definido que 51% dos recursos do FCO seriam destinados para essa faixa, mas o alto nível de exigências tem impedido o acesso aos recursos. Relatório do Banco do Banco do Brasil aponta que dos R$ 36.960.028 disponibilizados pelo FCO entre janeiro e junho deste ano para financiamento de micro e pequenos empreendimentos urbanos, apenas R$ 1.412.566 o equivalente a 3,82% foram utilizados. Por este motivo, os recursos podem ser devolvidos.
Na tentativa de evitar o retorno dos recursos, o Conselho Deliberativo do FCO vai propor mudanças para Ciro Gomes, como aproximação do agente financeiro, no caso o Banco do Brasil, dos clientes; ampliação da linha de crédito; maior divulgação e a criação de fundo de aval para reduzir as exigências de garantias.
Entre os pontos a serem apresentados está a aceitação, por parte do agente financeiro de documentos como contas de água e energia elétrica como comprovante de capacidade de pagamento. Atualmente são aceitos apenas documentos de movimentação fiscal. A pedido de reunião deve ser feito pela bancada federal.

SIGA-NOS NO Google News