Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conheça os vencedores do Festival de Cinema de MS

Elaine Valdez - 28 de janeiro de 2008 - 16:39

Com um público estimado em 3.600 espectadores, Campo Grande (MS), pôde conferir durante treze dias a melhor safra do cinema nacional de 2007. Lançamentos, debates, homenagens, enriqueceram a programação desta quinta edição. O encerramento do Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal, aconteceu ontem à noite no CineCultura, com o resultado da premiação dos melhores longas e curtas-metragens escolhidos pelo júri oficial e júri popular.

O Festival de Cinema de Campo Grande concretizou suas atividades no calendário cultural da cidade e do estado. Mesmo com um formato bem menor que no ano passado e dispondo de menos recursos, o evento comprovou sua importância e representatividade. Atores, diretores, montadores, roteiristas estiveram presentes e abrilhantaram o Festival.



Na categoria curta-metragem o escolhido pelo júri popular foi Paralelos (MS), de Alexandre Basso. Já o júri oficial escolheu o curta Saliva (SP), do diretor Esmir Filho. Além do troféu Glauce Rocha, cada um ganhou a quantia de R$ 2,5 mil. Quatorze curtas concorriam ao prêmio. A grande surpresa foi o longa-metragem Jogo de Cena (RJ), de Eduardo Coutinho, que faturou dois troféus, tanto do júri oficial quanto júri popular. Ao todo, seis longas concorriam ao prêmio.



Excepcionalmente neste ano, a comissão julgadora do júri oficial decidiu premiar duas produções com uma menção especial: o curta-metragem Paralelos, de Alexandre Basso e o longa Anabazys, de Joel Pizzini e Paloma Rocha.



Foram 40 sessões e mais de 30 filmes. Uma verdadeira maratona cinematográfica. O bom resultado foi comemorada pelo CineCultura e pela Associação dos Amigos do CineCultura. "Considero este momento especial. Apesar do formato ter ficado menor, o Festival teve o glamour dos grandes festivais. Importante ainda salientar o alto nível dos debates e presença de grandes nomes do cinema nacional", enfatizou Belchior Cabral, presidente da Associação dos Amigos do CineCultura.



Além das sessões lotadas em filmes como o A Via Láctea, Jogo de Cena e Terra em Transe, debates sobre direitos humanos e televisão pública tiveram sala cheia. Outro destaque da programação foi a Mostra Curta Centro-Oeste que encantou o público com a qualidade das produções realizadas no planalto central. "Um verdadeiro intercâmbio de conhecimentos e integração dos estados da região centro-oeste", explicou a coordenadora do festival, Luana Salomão.





SIGA-NOS NO Google News