Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Congresso pode votar reajuste de militares na terça

Agência Câmara - 11 de setembro de 2004 - 08:28

O reajuste de 10% para os militares (PLN 49/04) pode ser votado pelo Congresso durante o esforço concentrado que começa nesta segunda-feira. O Governo negociou com o presidente do Congresso, José Sarney, um acordo para a votação da matéria.
A expectativa é de que o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney, convoque sessão conjunta das duas Casas na terça-feira.
Por se tratar de matéria que deve ser apreciada pelo Plenário do Congresso Nacional, as medidas provisórias e propostas que trancam as pautas da Câmara e do Senado não interferem nesta votação. Na segunda etapa do esforço concentrado no mês passado, a falta de quorum inviabilizou a aprovação do aumento salarial dos militares.

Quorum
O líder do PSB, deputado Renato Casagrande (ES), admite que muitos parlamentares poderão estar ausentes neste esforço concentrado. O deputado acredita, no entanto, que, mesmo com um eventual quorum baixo, o projeto sobre o reajuste dos militares será aprovado, pois a matéria não causa divergências políticas. "Acho que é uma matéria que dá acordo, por isso, mesmo com pouca presença, é possível votar”.

Salário de setembro
Já o deputado Jair Bolsonaro (PTB-RJ), que foi capitão do Exército, informou que o salário do mês de setembro da categoria já vem com o aumento de 10%. Para ele, esta decisão do Ministério do Planejamento serve como mecanismo de pressão para que o Congresso Nacional aprove a matéria, já que o mais difícil, segundo Bolsonaro, já foi conquistado: a liberação de verbas para o reajuste. "A informação que temos é que a folha de pagamento deste mês já está sendo rodada com o acréscimo de 10%. Acreditamos que a sessão não será derrubada novamente para adiar o aumento para o mês seguinte”.



Reportagem - Hérica Christian
Edição - Regina Céli Assumpção


SIGA-NOS NO Google News