Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confusão e lentidão marcam primeira semana do IR

08 de março de 2008 - 14:46

Apesar de uma primeira semana marcada por lentidão para baixar o programa e confusão com relação às novas exigências da Receita Federal, a avaliação do órgão é que o início foi positivo e o processo transcorreu sem maiores problemas. Mas, na opinião de profissionais de Contabilidade, o começo ficou aquém do esperado.

Para o consultor tributário do IOB, Valdir Amorim, os problemas encontrados pelo contribuinte fizeram a primeira semana ser "tumultuada". "O contribuinte teve dificuldade pra baixar o programa e até instalá-lo no computador. A mudança da plataforma (para Java) fez com que o contribuinte tivesse que instalar mais um programa, o que causou confusão", explicou. Segundo ele, a previsão é de mais lentidão para a semana que vem. "Na próxima semana, o sistema da Receita deve sobrecarregar porque muitas pessoas estavam conhecendo o programa e agora vão enviar a declaração".

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o número de declarações entregues (795 mil até as 16 horas de sexta-feira) ficou dentro do esperado pela Receita. No ano passado, foram entregues 640 mil declarações em cinco dias. "O que nos surpreendeu foi o número de pessoas que baixaram o programa já na segunda-feira. A divulgação da imprensa também foi maior do que a gente esperava", afirmou.

A substituição do programa para a declaração, ainda na tarde do primeiro dia, por conta de um problema de repetição de datas de nascimento de menores de 18 anos no campo dependentes, foi minimizada por Adir. "Sim, houve um erro. Mas ele foi administrado e não teve nenhuma repercussão financeira ou cadastral. Isso não vai acarretar nenhum problema para o contribuinte, pois não há cruzamento desse dado com nenhuma outra base da Receita".

Segundo ele, qualquer programa é sujeito a erros e não há como garantir que não serão identificadas novas falhas no IRPF 2008. "Até o Windows tem pacotes de correção", explicou. Além do alto número de acessos para obtenção do programa, Adir afirmou que o tamanho do arquivo também contribuiu para a lentidão verificada no primeiro dia. "Esse ano o programa é um pouco maior porque ele foi desenvolvido em software livre, o que é uma das diretrizes do governo", explicou.

SIGA-NOS NO Google News