Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/03/2008 14:46

Confusão e lentidão marcam primeira semana do IR

Apesar de uma primeira semana marcada por lentidão para baixar o programa e confusão com relação às novas exigências da Receita Federal, a avaliação do órgão é que o início foi positivo e o processo transcorreu sem maiores problemas. Mas, na opinião de profissionais de Contabilidade, o começo ficou aquém do esperado.

Para o consultor tributário do IOB, Valdir Amorim, os problemas encontrados pelo contribuinte fizeram a primeira semana ser "tumultuada". "O contribuinte teve dificuldade pra baixar o programa e até instalá-lo no computador. A mudança da plataforma (para Java) fez com que o contribuinte tivesse que instalar mais um programa, o que causou confusão", explicou. Segundo ele, a previsão é de mais lentidão para a semana que vem. "Na próxima semana, o sistema da Receita deve sobrecarregar porque muitas pessoas estavam conhecendo o programa e agora vão enviar a declaração".

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, o número de declarações entregues (795 mil até as 16 horas de sexta-feira) ficou dentro do esperado pela Receita. No ano passado, foram entregues 640 mil declarações em cinco dias. "O que nos surpreendeu foi o número de pessoas que baixaram o programa já na segunda-feira. A divulgação da imprensa também foi maior do que a gente esperava", afirmou.

A substituição do programa para a declaração, ainda na tarde do primeiro dia, por conta de um problema de repetição de datas de nascimento de menores de 18 anos no campo dependentes, foi minimizada por Adir. "Sim, houve um erro. Mas ele foi administrado e não teve nenhuma repercussão financeira ou cadastral. Isso não vai acarretar nenhum problema para o contribuinte, pois não há cruzamento desse dado com nenhuma outra base da Receita".

Segundo ele, qualquer programa é sujeito a erros e não há como garantir que não serão identificadas novas falhas no IRPF 2008. "Até o Windows tem pacotes de correção", explicou. Além do alto número de acessos para obtenção do programa, Adir afirmou que o tamanho do arquivo também contribuiu para a lentidão verificada no primeiro dia. "Esse ano o programa é um pouco maior porque ele foi desenvolvido em software livre, o que é uma das diretrizes do governo", explicou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)