Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confirmado novo foco de aftosa em rebanho da Inglaterra

Sandra Luz - Campo Grande News - 12 de setembro de 2007 - 14:15

Integrantes da União Européia confirmaram a existência de mais um foco de aftosa no rebanho da Inglaterra. O foco fica no sul da Grã-Bretanha, onde em agosto foi identificado o primeiro este ano. Por conta da nova ocorrência, a UE restabeleceu nesta quarta-feira, dia 12, o embargo total às exportações de carne britânica. Segundo a Globo News, produtores ingleses classificaram o foco como desastroso para a indústria pecuária local.

Ainda no início de agosto as autoridades sanitárias inglesas identificaram a variedade do vírus da aftosa que atingiu o rebanho no primeiro foco. A variedade, 01 BFS67, não é encontrada com freqüência em animais, mas em vacinas. O organismo foi encontrado em um laboratório financiado pelo governo britânico localizado a 5 quilômetros da fazenda infectada.

Mesmo sem a comprovação de identificação animal, parlamentares da UE não demoraram em exigir o embargo à carne brasileira. Eles alegaram que a carne inglesa foi contaminada pela porta dos “fundos”, como indicação de que a Rússia estaria importando ilegalmente o produto e enviando à Inglaterra. A exigência foi baseada em relatório de produtores europeus que foi alvo de severas críticas do departamento de saúde animal da União Européia.

SIGA-NOS NO Google News