Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confirmado novo foco de aftosa em animais de Japorã

Shislaine Vieira/Campo Grande News - 20 de abril de 2006 - 06:02

A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) encontrou novamente foco de aftosa em alguns animais de uma pequena propriedade em Japorã, município a 472 quilômetros de Campo Grande, na região Sul do Estado. A propriedade tem 137 animais que devem ser sacrificados ainda nesta semana.
Recentemente, cerca de 20 suspeitas surgiram no município, que seguiram para análises, como parte da investigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O foco foi confirmado nesta quarta-feira, de acordo com o diretor-presidente da Iagro, João Cavalléro. Ele explicou ao Campo Grande News, que a descoberta deste novo foco é continuidade dos trabalhos desenvolvido desde o aparecimento dos últimos focos, na região Sul de Mato Grosso do Sul, desde outubro do ano passado. “O aparecimento do vírus é a continuidade do trabalho. Sacrificamos animais, introduzimos sentinelas, em Eldorado e Mundo Novo, e estávamos preparando a área de Japorã, que é uma área mais sensível por estar na região de fronteira, para receber animais”, explicou. O foco, de acordo com Cavalléro, foi descoberto após uma “busca de circulação viral” na região, onde foram confirmados animais soropositivos. Ele não disse em quantos animais os sintomas da febre aftosa foram encontrados, mas ressaltou que como medida de segurança, os 137 animais da propriedade devem ser sacrificados. “Buscamos a transparência nos trabalhos para recuperar o status sanitário”, enfatizou. Cavalléro disse que a decisão de sacrificar todos os animais da propriedade foi tomada hoje, em conjunto com o Governo Federal.
O presidente da Iagro lembrou que os animais estão numa área onde a vacina contra a febre aftosa não é aplicada há um ano. “Eles estão há 12 meses sem vacina, que não foi aplicada na região para não comprometer o resultado das medidas sanitárias e alterar o resultado dos exames. Uma área de grande risco”, confirmou.
O sacrifício dos animais deve acontecer ainda nesta semana, dependendo apenas da montagem de uma estrutura na região para os trabalhos.
Japorã, antes da descoberta deste foco, estava sendo preparada para receber os animais sentinelas, que comprovam a existência ou não do vírus na região. Cavalléro afirmou que estes animais, cerca de 1.300, devem estar em propriedades da região na próxima semana.

SIGA-NOS NO Google News