Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Concurseiro que já passou em 33 provas desenvolve técnica e dá dicas

Renata Volpe Haddad, Campo Grande News - 03 de setembro de 2016 - 19:26

Primeiro concurso prestado por Ronaldo foi aos 14 anos quando ele gabaritou a prova de redação.(Foto: Fernando Antunes)
Primeiro concurso prestado por Ronaldo foi aos 14 anos quando ele gabaritou a prova de redação.(Foto: Fernando Antunes)

Com aprovação em 33 concursos no currículo, Ronaldo Rodrigues Moisés, 33, desenvolveu uma técnica para se sair bem em provas e conseguir aprovações no tão sonhado emprego público, chamado por ele de gatilhos mentais. Mas o segredo, segundo ele, ainda é estudar e muito.

Ele conta que a primeira aprovação em processo seletivo foi aos 14 anos, quando gabaritou a prova de redação. Com o passar dos anos e sem parar de se inscrever em concursos, ele desenvolveu o método para realização de provas.

Formado em Educação Física, atualmente o concurseiro trabalha na Sed (Secretaria estadual de Educação) e faz doutorado na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), para ele, uma das provas mais concorridas e difíceis que prestou.

Segundo Moisés, não há concursos impossíveis, mas é preciso estudar bastante para poder se destacar. "Vejo que os candidatos ficam preocupados com o número limitado de vagas, mas quem realmente estuda para as provas é apenas 10% dos inscritos, então a concorrência são essas pessoas", informa.

O método chamado de gatilho mental é tudo o que o candidato estudou a vida inteira e está guardado no subconsciente. A dica é começar a prova lendo as respostas e não as perguntas. "A pergunta serve justamente para confundir o candidato. Quando se lê as respostas primeiro, seu subconsciente te alerta que já viu aquilo em algum lugar. Depois disso, é importante ler a pergunta e aí então eliminar as outras opções de resposta".

Para eles, decorar o conteúdo não ajuda em nada. "Essa é a mania que os candidatos têm, mas que não ajuda. Quem presta concurso precisa ser atleta, ter disciplina, que é se dedicar para a prova, foco que é definir qual carreira seguir e método, que é 50% do êxito do candidato".

Outra dica é o candidato se preparar não apenas para a prova, mas ter preocupação também com o condicionamento físico. Conforme Moisés, são 4 horas sentado olhando para uma prova sendo que em 50 minutos o corpo já está cansado.

"É preciso ter condicionamento físico para não sentar de qualquer jeito. Usar roupa confortável é fundamental, não precisa comprar uma roupa nova, porque ela pode te incomodar no momento de concentração".

Ir de chinelo fazer a prova é outra fato que chama a atenção entre as dicas de Ronaldo. Segundo ele, dependendo do edital, não há problema em usar chinelo no dia. "Quando você coloca o pé no chão, isso causa conforto e faz com que você volte a se concentrar no momento. E outro ponto importante é comer doce, pois cérebro consome açúcar, então não tenha vergonha de levar chocolate ou uma fruta, coma".

Escrever na prova também é essencial para se ter êxito, segundo o método de Moisés. "Não tem que fazer apenas um x na resposta correta. Rabisque, escreva, deixa o subconsciente trabalhar e as respostas corretas vão aparecer. O candidato tem que adquirir habilidade de interpretação".

SIGA-NOS NO Google News