Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/09/2016 19:26

Concurseiro que já passou em 33 provas desenvolve técnica e dá dicas

Renata Volpe Haddad, Campo Grande News
Primeiro concurso prestado por Ronaldo foi aos 14 anos quando ele gabaritou a prova de redação.(Foto: Fernando Antunes)Primeiro concurso prestado por Ronaldo foi aos 14 anos quando ele gabaritou a prova de redação.(Foto: Fernando Antunes)

Com aprovação em 33 concursos no currículo, Ronaldo Rodrigues Moisés, 33, desenvolveu uma técnica para se sair bem em provas e conseguir aprovações no tão sonhado emprego público, chamado por ele de gatilhos mentais. Mas o segredo, segundo ele, ainda é estudar e muito.

Ele conta que a primeira aprovação em processo seletivo foi aos 14 anos, quando gabaritou a prova de redação. Com o passar dos anos e sem parar de se inscrever em concursos, ele desenvolveu o método para realização de provas.

Formado em Educação Física, atualmente o concurseiro trabalha na Sed (Secretaria estadual de Educação) e faz doutorado na UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), para ele, uma das provas mais concorridas e difíceis que prestou.

Segundo Moisés, não há concursos impossíveis, mas é preciso estudar bastante para poder se destacar. "Vejo que os candidatos ficam preocupados com o número limitado de vagas, mas quem realmente estuda para as provas é apenas 10% dos inscritos, então a concorrência são essas pessoas", informa.

O método chamado de gatilho mental é tudo o que o candidato estudou a vida inteira e está guardado no subconsciente. A dica é começar a prova lendo as respostas e não as perguntas. "A pergunta serve justamente para confundir o candidato. Quando se lê as respostas primeiro, seu subconsciente te alerta que já viu aquilo em algum lugar. Depois disso, é importante ler a pergunta e aí então eliminar as outras opções de resposta".

Para eles, decorar o conteúdo não ajuda em nada. "Essa é a mania que os candidatos têm, mas que não ajuda. Quem presta concurso precisa ser atleta, ter disciplina, que é se dedicar para a prova, foco que é definir qual carreira seguir e método, que é 50% do êxito do candidato".

Outra dica é o candidato se preparar não apenas para a prova, mas ter preocupação também com o condicionamento físico. Conforme Moisés, são 4 horas sentado olhando para uma prova sendo que em 50 minutos o corpo já está cansado.

"É preciso ter condicionamento físico para não sentar de qualquer jeito. Usar roupa confortável é fundamental, não precisa comprar uma roupa nova, porque ela pode te incomodar no momento de concentração".

Ir de chinelo fazer a prova é outra fato que chama a atenção entre as dicas de Ronaldo. Segundo ele, dependendo do edital, não há problema em usar chinelo no dia. "Quando você coloca o pé no chão, isso causa conforto e faz com que você volte a se concentrar no momento. E outro ponto importante é comer doce, pois cérebro consome açúcar, então não tenha vergonha de levar chocolate ou uma fruta, coma".

Escrever na prova também é essencial para se ter êxito, segundo o método de Moisés. "Não tem que fazer apenas um x na resposta correta. Rabisque, escreva, deixa o subconsciente trabalhar e as respostas corretas vão aparecer. O candidato tem que adquirir habilidade de interpretação".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)