Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/08/2005 10:03

Conab propõe preço mínimo para a mandioca

Priscilla Perez - Mandioca Brasileira

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está disponibilizando em seu site o estudo que propõe os preços mínimos dos produtos da safra 2005/06. O objetivo é oferecer aos diversos segmentos da cadeia produtiva mais clareza sobre o processo utilizado pelo Governo na análise dos diversos parâmetros que servem de base para a definição dos preços mínimos.

Conforme o estudo, a tendência é de que os preços da mandioca este ano se acomodem em patamares abaixo dos atuais. Para evitar que isso ocorra, é necessário a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O documento ressalta ainda que, amparar a mandioca via PGPM não é a melhor opção, pois os preços mínimos estão defasados e não são reajustados desde a safra 2003/04. Em função disso, a proposta de preços mínimos da Conab para a safra 2005/06 é equivalente ao custo de produção variável.

O Instituto Cepa (Centro de Estudos de Safras e Mercados), incorporado este ano ao Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), divulgou que as estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes à safra nacional de mandioca 2004/05, mostram uma área destinada à colheita de 1,9 milhão de hectares e uma produção de 26,4 milhões de toneladas, superando em 8,84% e 11,03%, respectivamente, os dados da safra passada, que foram de 1,8 milhão de hectares e de 23,8 milhões de toneladas.

Nessa safra, com exceção do Ceará e do Rio de Janeiro, os demais estados apresentam incremento de área plantada - com destaque para o Mato Grosso do Sul, com 42,05%; Paraná, com 36,52%; Acre, com 32,20% e Tocantins, com 28,48% - em relação à safra 2003/04.

A atual conscientização sobre a raiz encorajou empresários nigerianos a agregar valor à indústria de mandioca. Como isso, muitos deles passaram a investir na produção e processamento de mandioca em larga escala para atender a demanda local por garri, fufu e outros produtos para exportação. As informações são do jornal nigeriano This Day.

O Projeto Mandioca Brasileira, em menos de um ano, tornou-se referência para o setor mandioqueiro e a principal vitrine para empresas, entidades e profissionais dessa área. Hoje, o site recebe mais de 15 mil visitas por mês. Sempre atento às informações da cadeia agroindustrial da mandioca e derivados o projeto tem como principal objetivo promover a difusão e o fluxo de informações na cadeia agroindustrial da mandioca e derivados. A partir da edição de número 11 da Revista Abam, o projeto assume a coluna “Rápidas”, onde destacará as principais notícias publicadas no site do projeto.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)