Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/08/2004 15:11

Comprimento e peso de recém-nascido identificam doenças

Agência Notisa

Hipoglicemia, pneumonia congênita e hipertensão pulmonar: segundo artigo sobre estudo realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, a simples medição do comprimento e do peso de recém-nascidos, independentemente da idade gestacional, poderia ajudar na identificação dessas e de outras doenças. Esta técnica substitui a análise do crescimento do recém nascido ao longo da gestação, que necessita do período exato de gravidez, que nem sempre é facilmente obtida.

A pesquisa, cujo artigo foi publicado na revista São Paulo Medical Journal (vol.121 n. 4), estudou 8.397 bebês nascidos vivos na maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein, no período compreendido entre fevereiro de 1995 e janeiro de 1998. Desse total, 4.634 bebês foram analisados e os parâmetros obtidos foram aplicados aos sucessivos 3.763 seguintes. Os recém-nascidos foram classificados em pequenos, adequados ou grandes, conforme estivessem abaixo, entre ou acima dos padrões adotados.

A partir dos dados obtidos, foram pesquisadas associações dessas variáveis com algumas afecções neonatais. Pôde-se observar assim que determinados valores estavam mais associados à doenças como: asfixia, icterícia (pele amarela por excesso de bilirrubina), hipoglicemia (glicose baixa no sangue), hipomagnesemia (magnésio também baixo no sangue), pneumonia congênita, hipertensão pulmonar e septicemia (infecção generalizada). “O índice ainda se relacionou à síndrome do desconforto respiratório, taquipnéia transitória e persistência do canal arterial”, diz o artigo.

A principal vantagem dessa técnica, segundo o estudo, é sua simplicidade: “as medidas de peso e comprimento ao nascer são facilmente obtidas e podem discriminar recém-nascidos de risco para algumas das principais morbidades neonatais”.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)