Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comprar preservativo ainda é iniciativa masculina

Cecília Jorge / ABr - 24 de novembro de 2004 - 15:17

A compra de camisinha ainda é uma iniciativa predominantemente masculina. De acordo com a pesquisa sobre o comportamento dos brasileiros em relação à aids, divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde, 78% dos homens entrevistados já compraram preservativo. Entre as mulheres, o percentual é de 44%.

O incentivo às mulheres para que levem na bolsa a camisinha e também para que usem o preservativo feminino está em um dos folhetos distribuídos na campanha que marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, sob o tema Mulher: sua história é você quem faz. Segundo o folheto, essas são "atitudes de uma mulher preocupada com o seu bem-estar".

O ministro da Saúde, Humberto Costa, disse que as campanhas sobre aids têm procurado estimular as mulheres a assumir uma atitude mais afirmativa na relação. "Muitas vezes, existe até o preservativo, mas há a negativa do homem em utilizá-lo", afirmou.

De acordo com a pesquisa, metade da população masculina sexualmente ativa tem preservativo em casa. Entre as mulheres com vida sexual ativa, 39% mantêm esse hábito. Foram ouvidas 6 mil pessoas de 15 a 54 anos, em todo o país.

O levantamento revela que 90% dos entrevistados são sexualmente ativos e quase 20% tiveram mais de dez parceiros na vida. Entre os jovens de 15 a 24 anos, 7% tiveram mais de cinco parceiros somente no último ano. O uso de preservativo é uma prática entre 54% dos jovens em relações com parceiros eventuais. No conjunto dos entrevistados, 51,5% fazem uso regular de camisinha quando a relação é com parceiro eventual. Apenas 25,3% afirmaram usar camisinha, seja com parceiro eventual ou fixo.

Como parte das atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o ministro Humberto Costa e o presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha, compareceram à instalação de um laço com 11 metros de altura, no gramado em frente ao Congresso Nacional.

SIGA-NOS NO Google News