Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comportas de usinas são abertas em Três Lagoas

Aline dos Santos/Campo Grande News - 08 de fevereiro de 2007 - 08:55

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) abriu na manhã de hoje as 41 comportas da Usina de Jupiá (Engenheiro Souza Dias), em Três Lagoas. A vazão passou de 16 mil metros cúbicos por segundo para 16,5 mil. Às 14h, a vazão deve ser ampliada para 17 mil metros cúbicos por segundo.

De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, a Cesp repassou o comunicado ontem e as coordenadorias municipais de Três Lagoas, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Anaurilândia estão sendo informadas hoje. “Eles devem ficar atentos”, afirma. Com o aumento da vazão, o nível do rio sobe, o que pode ameaçar a população que mora nas margens.

Uma equipe da Defesa Civil realizou um estudo de impacto – que será apresentado hoje - nas usinas de Ilha Solteira (São Paulo) e Jupiá. De acordo com ele, em Ilha Solteira existe um reservatório para a água, o que não ocorre na usina instalada em Três Lagoas. A decisão de abrir as comportas cabe à empresa. “Quando atinge um determinado ponto, tem que liberar a vazão”, diz o coronel.

As 16 comportas da usina Sérgio Motta, entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, estão abertas desde o dia 11 de janeiro. Nesta quinta-feira, a vazão está em 17,8 mil metros cúbicos por segundo. O aumento na vazão provocou alagamento em propriedades rurais na região leste do Estado. Nas cidades de Batayporã e Taquarussu, os donos das áreas contabilizaram danos e tentam obter ressarcimento da Cesp.

SIGA-NOS NO Google News