Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Complicações no parto e abortos matam mais de 250 mi

Yara Aquino/ABr - 12 de outubro de 2005 - 09:55

Problemas com saúde reprodutiva, incluindo o HIV/Aids, são a principal causa de morte e de doença entre mulheres na faixa etária de 15 aos 44 anos em todo o mundo. Os dados estão no relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), divulgado hoje (12). O documento destaca a promoção da igualdade entre homens e mulheres e a saúde reprodutiva como formas de reduzir a pobreza no mundo.

De acordo com o documento, mais de 250 milhões de mulheres perdem a vida a cada ano em conseqüência de complicações no parto e de aborto, por exemplo. Para a representante da UNFPA no Brasil, Tânia Patriota, a solução é garantir que as mulheres tenham acesso à informações e ao atendimento de qualidade. "O que se deve fazer é dar acesso a serviços de saúde reprodutiva, acesso fácil, informação rápida, atenção de qualidade e especializada para jovens e uma atenção no momento do parto", afirma.

No Brasil, a saúde materna tem relação direta com o grau escolaridade da mãe. Números da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde apontam que 75% das mulheres com 12 anos ou mais de escolaridade tinham realizado sete ou mais consultas pré-natais durante a gravidez. Esse percentual é de apenas 21,9% para as mães sem escolaridade. Normas do Ministério da Saúde determinam que a gestante realize um número igual ou superior a seis consultas.

Melhorar a saúde materna, bem como promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres estão entre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio a serem alcançados até 2015. Os ODM são uma série de oito compromissos aprovados entre líderes de 191 países membros das Nações Unidas.

SIGA-NOS NO Google News