Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/07/2017 09:40

Como interpretar a linguagem corporal?

Por Eduardo Shinyashiki (*) - Campo Grande News

 

No ambiente de trabalho, quais são os principais cuidados que precisamos ter com as nossas expressões corporais? Será que a nossa linguagem não verbal está coerente com o quedizemos, por exemplo, durante uma reunião ou negociação? Um erro muito comum das pessoas é não prestar atenção em suas próprias expressões e nas expressões de quem está ao redor no dia a dia.

O primeiro passo para compreender o que o corpo diz é acompanhar o movimento da outra pessoa - é a chamada técnica do espelhamento. Nós temos cinco bilhões de neurônios-espelhos que têm uma função: espelhar em nosso próprio cérebro as ações do outro. Quando prestamos atenção nas ações do outro, ativamos a empatia e a compaixão e, de forma sutil e elegante, seguimos a postura, a expressão do rosto, os movimentos dos braços, o tom e o ritmo da voz, a forma com que as palavras são empregadas. É como se o outro estivesse de frente ao espelho e, com o surgimento de um sentimento de confiança, a comunicação se torna mais agradável.

Ao entender esses pontos básicos da expressão corporal, fuja da superficialidade. Olhe nos olhos da pessoa com a qual está se comunicando para, assim, passar a mensagem de que está atento, presente na conversa e de que irá transmitir confiabilidade. Fugir do olhar cria um sentimento de desconfiança, e isso no ambiente de trabalho não é nada bom.

Outra dica para desenvolver no seu dia a dia: exercite sorrir internamente. Ao fazer essa ação, ativamos uma parte do cérebro responsável por lembranças positivas, o que nos conduz a uma comunicação leve e confiável. É importante, por exemplo, para encontrar a solução de um possível problema, pois passamos a mensagem de otimismo e segurança.

A próxima etapa é entender o tom de voz. Seja flexível e acompanhe o ritmo do interlocutor para criar sintonia e estabelecer empatia, uma relação de proximidade. Porém, se a outra pessoa fala de uma maneira muito acelerada, diminua o seu tom para estabelecer outro espelhamento - assim, ela seguirá com o seu ritmo e amenizará a ansiedade.

E a forma de se vestir? Já reparou que isso pode revelar muitas características comportamentais? Se o ambiente de trabalho não exige roupas formais, permita-se utilizar peças informais, porém cuidado para não utilizar vestimentas que transmitam um ar de relaxo ou descontração demais. Roupas limpas e bem passadas revelam uma imagem de alguém cuidadoso e organizado.

Claro que esses são os pontos mais simples para evidenciar uma leitura corporal. No entanto, é preciso compreender profundamente o estado emocional das pessoas para criar uma estrutura coerente com o objetivo e a proposta que deseja no ambiente de trabalho.

(*) Eduardo Shinyashiki é mestre em neuropsicologia, liderança educadora e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional e pessoal. Com mais de 30 anos de experiência no Brasil e na Europa, é referência em ampliar o poder pessoal e a autoliderança das pessoas, por meio de palestras, coaching, treinamentos e livros, para que elas obtenham atuações brilhantes em suas vidas. Mais informações: www.edushin.com.br

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)