Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como escolher o melhor calçado profissional?

Portal Segs - 27 de julho de 2015 - 12:00

Muitos profissionais precisam utilizar sapatos especiais em seus locais de trabalho. Calçados profissionais são uma espécie de ferramenta de trabalho, e servem para proteger e garantir a integridade física do funcionário, especialmente durante o desempenho de atividades que envolvam algum risco.

Esse tipo de calçado também oferece maior estabilidade e mais conforto, especialmente para quem passa muitas horas em pé ou tem que percorrer longas distâncias caminhando.

No quesito segurança, calçados profissionais podem proteger os pés do trabalhador contra possíveis impactos mais fortes, bem como prevenir o contato com materiais perigosos, evitando risco de contaminação ou queimaduras, por exemplo. Muitos modelos também são impermeáveis e à prova d’água, não permitindo a entrada de água em seu interior, mantendo os pés sempre secos e a salvo de umidade.

Geralmente, ocupações que necessitam de sapatos de segurança estão no segmento da construção civil e metalúrgica, mas também sapatos profissionais também são bastante procurados por trabalhadores da área hospitalar e clínica, hotelaria, gastronomia, limpeza e serviços de manutenção em geral, entre outros.

Novos modelos

Quando se pensa em calçados profissionais, tradicionalmente se pensa em sapatos pesados, feios e brutos, de solados grossos e eventualmente desconfortáveis. Mas o mercado tem fabricado modelos mais interessantes, conectados com as principais tendências da moda, que privilegiam também a beleza.

Novas tecnologias na confecção de materiais sintéticos também têm sido desenvolvidas, para garantir melhores texturas e acabamentos, oferecendo aos consumidores calçados mais confortáveis, resistentes e duráveis. É possível encontrar muitas variedades desses novos tipos de modelos em lojas de calçados especializadas como a loja de calçados Mameluko.

Com o aumento da profissionalização e com a maior especialização do mundo do trabalho, calçados profissionais são indispensáveis. Tornaram-se uma exigência de muitas empresas e fazem parte do pré-requisito de muitos conselhos profissionais. Historicamente, os sapatos profissionais foram desenvolvidos para empregados do setor industrial, especialmente para as funções do chamado “chão de fábrica”, contemplando também funcionários da construção civil, como pedreiros e construtores.

Certificação de proteção

O calçado profissional é considerado um EPI, ou Equipamento de Proteção Individual. Sua utilização é garantida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quando ficar comprovada a impossibilidade de serem adotadas medidas de proteção coletiva no local de trabalho.

Esse tipo de calçado deve possuir o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho (CA), que demonstra que o mesmo foi aprovado em testes institucionais que garantem os requisitos básicos para o desempenho de funções ocupacionais e para o uso profissional. De acordo com a necessidade do profissional e da função desempenhada, os graus de proteção podem variar.

Como escolher o seu calçado profissional?

O consumidor deve levar vários fatores em consideração na hora escolher o seu calçado profissional. É preciso observar a adequação do modelo ao ambiente de trabalho e à função desempenhada. Assim, características como o nível de formalidade da empresa e o risco envolvido no desempenho da atividade podem influenciar no tipo de calçado mais indicado.

Deve-se prestar atenção também às características de segurança que o calçado pode oferecer, como solado antiderrapante, material impermeável e proteção para dedos e calcanhar contra impactos mais fortes.

O conforto é também um ponto fundamental, e o profissional deve levar em conta o tempo que passa trabalhando em pé ou em movimento. Já para pessoas que ficam mais tempo sentadas, o indicado são sapatos leves e confortáveis, mas que permitam uma melhor circulação sanguínea, evitando inchaço e garantindo que os pés transpirem.

Calçados em couro natural são uma boa opção para quem passa muitas horas caminhando, pois o material permite a transpiração e impede a proliferação de fungos e bactérias. Já aqueles que passam muito tempo em pé devem optar por sapatos com um salto com altura máxima de cinco centímetros, evitando dores na coluna e má postura.

SIGA-NOS NO Google News