Cassilândia, Domingo, 20 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

18/09/2019 16:30

Como criar o hábito de tomar mais água

ABESO

 

Durante o último Congresso Europeu de Obesidade, o ECO 2019, ficou claro que um dos desafios dos profissionais que tratam as doenças do metabolismo é fazer com que as pessoas tomem mais água.

Em um estudo conduzido pela Danone Research foi avaliado o consumo de líquidos por pessoas de todas as idades em 13 países, incluindo o Brasil. De acordo com os resultados, os brasileiros tomam cerca de 1,8 litro de líquidos por dia em média, ou seja, 200 mililitros — algo como um copo — a menos do que os 2 litros que geralmente são recomendados para um adulto ao longo desse período.

Na realidade, atenção: a indicação precisa seria de 35 mililitros de reposição por quilo de peso. Então, feitas as contas, uma pessoa de 70 quilos deveria beber 2,4 litros todo santo dia.

O pior é que só 42% do que o brasileiro bebe, segundo essa pesquisa, é agua pura. O resto é suco, chá, refrigerante, café — enfim, bebidas que costumam ser doces e às quais, muitas vezes, os consumidores ainda adicionam mais e mais açúcar.

Tomar água pura é fundamental para favorecer um sem-número de reações importantes para o organismo que ajudam, inclusive, a manter a glicemia sob controle, a aproveitar os nutrientes e a quebrar a gordura estocada no corpo, algo que foi muito discutido no congresso europeu. Ali, as conclusões do painel sobre hidratação no evento trazem dicas valiosas.

* O ideal é criar o hábito de beber água sem esperar a sede chegar. Isso porque a sede é um sinal tardio. Quando ela aparece, o corpo já está menos abastecido de líquido do que deveria, isto é, já está no início do processo de desidratação.

* O certo é tomar um copo de água a cada hora ou hora e meia, fracionando o consumo e mantendo a hidratação constante. O corpo humano precisa estar sempre com líquido em quantidade suficiente para suas reações. Não adianta o indivíduo tomar 1/2 litro de água de manhã, que logo será eliminada como urina, e não beber nada à tarde.

* Usar um app. Muitos trabalhos sobre hidratação apontam que o uso de aplicativos que fazem soar o alarme do celular de tempos em tempos, lembrando o horário de tomar mais água, são bastante úteis. Portanto, quem ainda não tem o hábito de se hidratar sempre deveria instalar um desses apps em seu smatphone.

* Deixar uma garrafinha de água por perto, sobre a mesa de trabalho ou de estudo, facilita muito. Sem ter muita consciência, muitas pessoas vão protelando a ideia de se levantar para ir até o filtro quando estão tremendamente ocupadas.

* Tomar um copo de água ao sentir fome entre as refeições. Explica-se: no cérebro, a área que percebe o aumento do apetite é a mesma que interpreta o sinal da sede. E, muitas vezes, cria uma confusão entre as duas sensações. É possível que aquilo que alguém ache ser fome seja simplesmente vontade de dar uns goles de água.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 20 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Sábado, 19 de Outubro de 2019
17:41
Cassilândia
10:00
Receita do Dia
09:00
Santo do Dia
Sexta, 18 de Outubro de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)