Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: como a atividade física pode auxiliar na diminuição dos distúrbios do sono

Mundo Fitness

Portal Educação Física - 13 de outubro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: como a atividade física pode auxiliar na diminuição dos distúrbios do sono

A endorfina liberada durante os exercícios atua como analgésico e causa no organismo uma sensação de bem-estar. É ela que contribui para as boas noites de sono. Um sono profundo auxilia na recuperação do organismo, proporcionando um bom treino no dia seguinte. Ou seja, é um ciclo.

É importante que a prática de exercício ocorra em média de quatro à seis horas antes do horário de ir dormir. Isso porque, dependendo da atividade que você pratica, seu organismo fica mais acelerado durante um certo tempo. Se você consome algum pré-treino, por exemplo, esse estímulo pode deixar seu corpo ainda em alerta por mais tempo.

Programe-se

Para que a melatonina — hormônio produzido durante o sono — seja liberada de forma correta, você precisa entrar num estágio de sono profundo. Para que isso acontece, programe-se.

:: Faça sua atividade física mais cedo e, caso não consiga, inclua na sua dieta alimentos que auxiliam no sono, como maracujá e chá de camomila. Leite e cereais também podem ajudar.

:: A lista de suas atividades no dia seguinte deve ser feita antes de deitar a cabeça no travesseiro. Concentre em programar seu cérebro para o descanso.

:: Desligue a TV, desconecte o celular e deixe o quarto totalmente escuro.

:: Banho quente, meditação ou uma boa leitura antes do sono também ajudam o organismo a entrar em estágio de repouso.

SIGA-NOS NO Google News