Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/09/2016 15:00

Comissão aprova inclusão de esperanto no ensino médio

Agência Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394/96) (LDB) para incluir o esperanto como matéria facultativa no currículo do ensino médio.

A versão aprovada é um substitutivo ao PL 6162/09, do senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Pelo texto, a oferta da língua será obrigatória, caso exista demanda que a justifique.

Segundo o autor, “além de ser mais um idioma e um símbolo de paz, seu aprendizado certamente trará contribuições ao desenvolvimento lógico dos estudantes que a aprendam”.

O relator, deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), defendeu a iniciativa. No entanto, fez ajuste para manter o ensino do idioma de forma optativa e “dentro das possibilidades” da escola, retirando a obrigatoriedade da oferta em caso de demanda pelo curso. Outra alteração ampliou de três para seis anos o prazo para que o texto seja regulamentado.

O deputado observou que a definição sobre disciplinas no currículo escolar do ensino fundamental e médio foge das competências do Congresso, sendo atribuição exclusiva do Ministério da Educação (MEC), ouvido seu órgão consultivo. “A proposta fere a autonomia dos sistemas educacionais no que diz respeito à decisão sobre a parte diversificada [língua estrangeira] de seu currículo”, afirmou.

Ainda segundo ele, “é impossível obrigar o sistema de ensino a oferecer o idioma, porque não existem, no Brasil, cursos de licenciatura em esperanto para formar os professores” - exigência da LDB.

O colegiado também aprovou o envio de indicação ao Poder Executivo para que sejam tomadas medidas para viabilizar a proposta, como a criação de cursos de licenciatura de professores nesta disciplina.

Tramitação

A proposta, que tramita com prioridade, ainda será analisada de forma conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

PL-6162/2009

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)