Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

02/01/2009 09:29

Começam a valer novas regras para habilitação

Agência do Rádio

Para poder dirigir, é preciso ter dezoito anos completos, ser alfabetizado e possuir a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. O primeiro passo para tirar a carteira é procurar uma clínica credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, e realizar os exames médico e psicotécnico. Depois, o futuro motorista deve procurar um Centro de Formação de Condutores A, onde faz o curso teórico de Legislação de Trânsito, que, desde o dia primeiro de janeiro, dura quarenta e cinco horas. Somente após cumprir esta carga horária é que o interessado pode marcar a prova teórica no Detran de sua cidade. Depois de aprovado no exame, ele deve fazer pelo menos vinte horas de aulas práticas de direção nos Centros de Formação de Condutores B, popularmente conhecidos como auto-escolas. Só então é possível marcar o exame prático. Mas, mesmo depois de aprovado, o motorista recebe apenas a CNH temporária, também chamada de permissão, que é válida por um ano. Ao final deste tempo, ela deve ser substituída por uma definitiva, mas só se o condutor não cometer nenhuma infração, como explica o gerente de Controle de Veículos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, José Antônio Araújo.


"Ele não poderá cometer duas infrações médias, uma grave ou outra gravíssima. Se a pessoa cometer este tipo de infração, quando terminar o prazo de permissionário, ele deverá iniciar um novo processo do zero. Ele começa pela clínica, depois as aulas teóricas, a prova teórica, as aulas práticas, a prova prática, como um novo condutor, e ele volta à condição de permissionário."

Segundo José Antônio Araújo, o novo motorista leva, em média, entre quarenta e cinqüenta dias para conseguir a CNH. Ele lembra, ainda, que até os sessenta e cinco anos de idade, a renovação é feita a cada cinco anos. Depois, é feita a cada três anos. Todo o processo para tirar a carteira de motorista é pago, mas os preços variam de Estado para Estado.

Reportagem, Cynthia Ribeiro


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)