Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 8 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começam a valer novas regras para habilitação

Agência do Rádio - 02 de janeiro de 2009 - 09:29

Para poder dirigir, é preciso ter dezoito anos completos, ser alfabetizado e possuir a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH. O primeiro passo para tirar a carteira é procurar uma clínica credenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito, o Detran, e realizar os exames médico e psicotécnico. Depois, o futuro motorista deve procurar um Centro de Formação de Condutores A, onde faz o curso teórico de Legislação de Trânsito, que, desde o dia primeiro de janeiro, dura quarenta e cinco horas. Somente após cumprir esta carga horária é que o interessado pode marcar a prova teórica no Detran de sua cidade. Depois de aprovado no exame, ele deve fazer pelo menos vinte horas de aulas práticas de direção nos Centros de Formação de Condutores B, popularmente conhecidos como auto-escolas. Só então é possível marcar o exame prático. Mas, mesmo depois de aprovado, o motorista recebe apenas a CNH temporária, também chamada de permissão, que é válida por um ano. Ao final deste tempo, ela deve ser substituída por uma definitiva, mas só se o condutor não cometer nenhuma infração, como explica o gerente de Controle de Veículos do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, José Antônio Araújo.


"Ele não poderá cometer duas infrações médias, uma grave ou outra gravíssima. Se a pessoa cometer este tipo de infração, quando terminar o prazo de permissionário, ele deverá iniciar um novo processo do zero. Ele começa pela clínica, depois as aulas teóricas, a prova teórica, as aulas práticas, a prova prática, como um novo condutor, e ele volta à condição de permissionário."

Segundo José Antônio Araújo, o novo motorista leva, em média, entre quarenta e cinqüenta dias para conseguir a CNH. Ele lembra, ainda, que até os sessenta e cinco anos de idade, a renovação é feita a cada cinco anos. Depois, é feita a cada três anos. Todo o processo para tirar a carteira de motorista é pago, mas os preços variam de Estado para Estado.

Reportagem, Cynthia Ribeiro


SIGA-NOS NO Google News