Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa instalação de torre para melhorar comunicação no Pantanal

Campo Grande News - 26 de outubro de 2019 - 07:40

Helicóptero militar é usado no transporte dos equipamentos. (Foto: Divulgação/IHP)
Helicóptero militar é usado no transporte dos equipamentos. (Foto: Divulgação/IHP)

Prevista em parceria entre o Comando do 6º Distrito Naval e o IHP (Instituto Homem Pantaneiro), firmada em janeiro deste ano, começou a ser instalada no Pantanal nesta quinta-feira (24) de torre para melhorar o sistema de comunicação via rádio da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar, das empresas de navegação e dos navios da Marinha. A inovação vai ampliar a área de comunicação por 80 km na planície pantaneira, entre Corumbá (MS), Cáceres (MT) e a fronteira com a Bolívia, a partir da Serra do Amolar.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto, aeronave do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61) está apoiando no transporte do material da reserva da Acurizal até a Morraria de Arenito, na Serra do Amolar, para a instalação do equipamento. São 5 toneladas de material que vão subir para o morro e estão sendo baldeados 180 quilos de material por vez no helicóptero

A torre será utilizada pelos navios da Marinha, pela equipe de pesquisa e conservação do IHP e também por barcos-hotéis que trafegam na região. O principal efeito prático é facilitar a comunicação com o porto, sobretudo em casos de emergência.

Ajuda privada - Os equipamentos de rádio foram fornecidos pelo Grupo Migueis de Turismo, que opera barcos-hotéis no Pantanal. A a instalação está sendo feita por uma equipe técnica do IHP com o apoio da Marinha. A Corporação ficará responsável pela manutenção do equipamento. O apoio terrestre e acesso nas áreas da Serra do Amolar ficará sob responsabilidade do IHP.

Começa instalação de torre para melhorar comunicação no Pantanal

SIGA-NOS NO Google News