Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

05/08/2009 11:52

Começa a festa para o Santo Fujão em Costa Rica

Costa Rica news

Acontece de 06 a 09 de agosto de 2009, na comunidade da Capela em Costa Rica (MS), a Tradicional Festa do Senhor Bom Jesus.

Na sua 72ª edição, o evento tem por finalidade resgatar a tradição religiosa e turística da região na devoção ao Santo “Fujão” e empreender construções naquela localidade.

A programação religiosa inicia dia 06 de agosto (quinta-feira), às 16h com a Cerimônia do Banho do Santo e Troca do Manto; às 19h30min haverá Santa Missa e Acolhida aos Devotos e Enfermos.

Dia 07 (sexta-feira), às 19h30min, Santa Missa e Benção aos Comerciantes e Funcionários.

Dia 08 (sábado), às 19h, Santa Missa e Benção aos Pecuaristas, Agricultores e Servidores Públicos.

Dia 09 (domingo) acontecem a 5ª Romaria da Fé, saindo da Igreja Matriz Santo Antônio (Costa Rica) às 02h30min da manhã com destino à Comunidade da Capela; Às 03h30min da manhã, saída da Cavalgada da Fé do Auto Posto Avenida (Costa Rica) até a Capela do Senhor Bom Jesus.

Nas 15 paradas, num trecho de 23 quilômetros os romeiros recordaram as estações: A 1ª, “Jesus é condenado à morte”; a 2ª, “Jesus carrega a cruz às costas”; A 3ª estação, “Jesus cai pela primeira vez”; a 4ª, “Encontro de Jesus com Maria”; a 5ª, “Simão Cirineu carrega a cruz de Jesus”; a 6ª, “Verônica enxuga o rosto de Jesus”; A 7ª, “Jesus cai pela segunda vez”; a 8ª, “Jesus consola as filhas de Jerusalém”; a 9ª, “Jesus cai pela terceira vez”; a 10ª estação, “Jesus é despojado de suas vestes”; a 11ª, “Jesus é pregado na cruz”; a 12ª, “Jesus morre na cruz”; a 13ª “Jesus é descido da cruz”; a 14ª, “Jesus é colocado no sepulcro” e a 15ª, “Jesus é ressuscitado glorioso”.

Haverá suporte aos romeiros com fornecimento de água em todas as 15 estações da Via Sacra, além de acompanhamento de profissionais da saúde e ambulância.

A chegada dos Romeiros, Cavaleiros, Ciclistas e Turistas acontecem por volta das 9h. Às 10h da manhã, Missa Campeira e Benção para as Comunidades.

Já a Programação Social terá início dia 07 (sexta-feira) com Baile Popular e Leilão de Prendas e Serviços de Barraquinhas. No dia 08 (sábado) prossegue com Baile Popular e Leilão de Prendas e Serviços de Barraquinhas e no domingo, dia 09, Almoço, Churrasco, Leilão de Prendas e do Gado e Baile Popular. A animação da Tradicional Festa do Senhor Bom Jesus ficará a cargo da Banda Ottoni, uma das mais requisitadas da região para animação de festas.

A Comunidade Bom Jesus da Capela, o pároco padre Paulo Roberto e o vigário Coutinho, Festeiros Roberto e Rosângela Marçal Paes convidam a todos para prestigiar o evento.

SANTO “FUJÃO”

O atrativo turístico é a Capela de Baús, bucólica igreja que abriga em seu interior um tesouro histórico: imagens barrocas do período Rococó que está inserido na região desde século XVIII. Uma dessas imagens o Senhor Bom Jesus da Capela é figura Central de uma lenda que se tornou um dos principais folclores do Estado, a do Santo Fujão, que na Comunidade de Baús, atrai visitantes em todas as épocas do ano, e, principalmente agora, na primeira semana de agosto, quando se realiza a Festa do Santo Fujão.

Mais informações na Secretaria de Turismo do Município, através do Telefone: (67) 3247-7070.

NR: A TV Globo fez matéria a respeito do santo, no último dia 28 de junho, no Jornal Hoje. Veja o vídeo no endereço: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1090874-7823-CAUSOS+DO+BRASIL+CONHECA+A+HISTORIA+DO+SANTO+FUJAO,00.html

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)