Cassilândia, Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021

Últimas Notícias

07/02/2021 18:00

Com home office ou EAD, conta de luz é preocupação no verão

Economista e educadora financeira explica maneiras simples de economia nas contas de casa

Midiamax
Com home office ou EAD, conta de luz é preocupação no verão

O verão é o período que brasileiros mais gastam com a conta de energia, o bolso ainda pode pesar pelo fato de muitos estarem em home office ou em razão das crianças que devem continuar o ano letivo à distância. Confira dicas para reduzir os custos.

A economista e educadora de finanças pessoais, Andreia Saragoça, conta que antes de iniciar o planejamento, todos da família devem se reunir para conversar sobre o assunto. O ideal é que todos da casa definam objetivos com a redução dos gastos, e se unam na ‘força-tarefa’ da economia.

“Contas de água e luz são variáveis, a gente paga pelo o que usa. O ideal é que gaste somente o necessário. Por exemplo, não fique 10 minutos no banho quente, não gastar água lavando calçada. Isso só é possível quando todos na casa entendam a necessidade, não adianta um economizar”.

LEIA TAMBÉM:
20% dos comerciantes tiveram crescimento nas vendas no Dia das Crianças em Campo Grande

Após onda de desocupação de prédios, otimismo volta ao setor imobiliário de Campo Grande

A especialista também ressalta que não existe eletrodoméstico e aparelhos que são ‘vilões’ na conta de luz ou água, o morador é quem define o quanto deve ou não usar. Por exemplo, se quer economia, gaste apenas o necessário e quando é fundamental.

“O uso precisa ser consciente, se a família já definiu o objetivo, as atitudes que vão fazer com que a conta seja mais barata. Por exemplo, pode deixar o ar condicionado ligado a noite inteira? O morador que vai analisar”, explica.

A economia não significa apenas deixar de gastar, mas uma meta para adquirir algum bem ou o bem estar dos moradores. “O interessante do próprio estudo financeiro é o objetivo. Por exemplo, a família quer viajar e vê que precisa economizar? Quer deixar um dinheiro de reserva? As atitudes que vão definir”.

Outra dica é evitar deixar aparelhos ligados à tomada que não estão usando, como o disjuntor do ar-condicionado, uma luz em ambiente já iluminado, banhos com o chuveiro elétrico demorado.

Comparar as contas
Com o início da temporada de verão, em dezembro, os gastos já são somados com as despesas de fim de ano, como uma festa ou viagem. Comparar as contas e o valor pago em média pode ajudar no planejamento.

“Com a pandemia e muita gente em casa, ou não nos casos de quem viaja, certamente a conta de janeiro não vai ser igual a do ano passado, um período sazonal. Mas a previsão em média dos gastos ajuda. Se programar mês a mês é um hábito de economiza comportamental que precisa ser revisto”, finaliza.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
Quarta, 24 de Fevereiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)