Cassilândia, Sexta-feira, 28 de Julho de 2017

Últimas Notícias

16/07/2017 19:15

Com foco nas mulheres, promotores fazem recomendação a partidos

Midiamax

Faltando pouco mais de um ano apara as eleições para deputado estadual, federal, governador e presidente da República, o MPE-MS (Ministério Público Estadual) publicou recomendação aos partidos políticos de Mato Grosso do Sul com foco nas mulheres. O intuito é evitar candidaturas que não atendam a Justiça Eleitoral.

Os promotores José Arturo Bobadilla e Renata Goya Marinho, chamaram atenção para a necessidade de lista de candidatos com no mínimo 30% do sexo minoritário, ou seja, o feminino. Quando o número for ‘quebrado’ o correto é arredondar para cima.

A regra é prevista no artigo 10 da Lei nº 9.504/97 e funciona da seguinte maneira: se a sigla lançar um total de 14 nomes, terá que ter no mínimo 5 mulheres (30% de 14 = 4,2, que se arredonda para 5) e o máximo de 9 homens.

Não se pode admitir candidaturas fictícias, somente para atender a lei. A recomendação diz, ainda, que os partidos devem disponibilizar de forma igualitária os recursos a todos os candidatos da coligação, “de forma que os candidatos do sexo minoritário tenham condições paritárias de concorrência ao pleito com os demais candidatos da coligação”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 28 de Julho de 2017
Quinta, 27 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 26 de Julho de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)