Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com baixa umidade, MS registra maior temperatura do ano

Campo Grande News - 21 de fevereiro de 2005 - 15:45

Depois de um mês extremamente chuvoso em janeiro, o Mato Grosso do Sul vive agora dias de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Segundo o Centro de Monitoramento de Tempo Clima e Recursos Hídricos do Estado, ligado Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as temperaturas tendem a se elevar cada vez mais até o fim do verão, previsto para março. Neste domingo, Campo Grande foi a Capital que registrou maior índice de calor no Brasil, com 37,4ºC, o que lhe conferiu a temperatura mais alta do ano. Às 23h de ontem, os termômetros marcavam 31ºC.

Para hoje, a previsão é que os termômetros atinjam os 38ºC em Mato Grosso do Sul. Apesar de alta, esta não é a mais elevada já ocorrida no Estado, uma vez que em outubro do ano passado, o calor chegou a 38,4ºC.

O meteorologista Natálio Abraão explicou que o calor é típico da estação do ano, mas um dos fatores que contribuem é a ausência das frentes frias que não passam pela região há um bom tempo. Em janeiro, o Estado recebeu oito frentes frias e, em fevereiro, só uma passou por Mato Grosso do Sul. O meteorologista esclareceu que são as frentes frias as responsáveis por elevar a umidade relativa do ar. A Capital tem amanhecido coberta por uma névoa de poeira, em função da falta de chuvas. Neste domingo, por exemplo, a umidade mínima chegou a 32% e a máxima a 91%, mas durante a madrugada; enquanto que o ideal para a respiração é de 60%. Enquanto em janeiro deste ano, Campo Grande recebeu 270 mm de chuvas, em fevereiro até hoje já choveu 171mm. O prognóstico é que até o fim do mês chegue a 200mm.

O meteorologista afirmou que há previsão de uma mudança no clima, entre 25 e 28 de fevereiro, com novas frentes frias e prognóstico de chuva no meio da semana. A frente fria está se deslocando da região norte e centro sul da Argentina pode trazer influência sobre grande massa de ar quente e seco que encobre o Mato Grosso do Sul.

Embora esteja em dias de muito calor, a temperatura maior do Brasil foi registrada em Foz do Iguaçu, com38ºC; a maior do continente foi em Assunção, no Paraguai, com 39,2ºC. Em Mato Grosso do Sul, Três Lagoas teve 37,2ºC, Corumbá 35,2ºC e Ponta Porã 34,4ºC. Para hoje, a as condições se repetem com temperaturas altas e sem previsão de chuvas , com máxima prevista para Campo Grande em 38ºC.

SIGA-NOS NO Google News