Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Com aftosa, mais de 2 mil animais foram abatidos em MS

Paulo Fernandes / Campo Grande News - 04 de novembro de 2005 - 13:13

Para conter os focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul já foram sacrificados 2.308 bovinos e 49 suínos em cinco propriedades do extremo sul do Estado, segundo a Globo Online. Na Fazenda Vezozzo, onde foi descoberto o primeiro foco da doença, todo o rebanho foi abatido. Balanço do Ministério da Agricultura e da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) divulgado hoje mostra que 592 bovinos e oito suínos foram sacrificados na propriedade.

Foram confirmados até agora 21 focos da doença no Estado - a maior parte em pequenas propriedades. A suspeita da doença no Paraná continua sendo investigada por meio de exames laboratoriais. Em Mato Grosso do Sul, o sacrifício de animais está centralizado, até o momento, nos municípios de Eldorado e Japorã, mas há casos da doença também em Mundo Novo. Esses municípios ficam no raio de 25 quilômetros a partir do foco inicial, em Eldorado.

Na Fazenda Jangada, foram sacrificados 562 bovinos. Outros 24 bovinos e 41 suínos foram mortos no lote 75 do Assentamento Floresta Branca. Na Fazenda Guairá, o abate de animais soma 790 bovinos e na Fazenda Fronteira, 602 cabeças. De acordo com as autoridades sanitárias, 29 bovinos e 12 suínos foram abatidos em frigoríficos locais. A carne oriunda desses animais foi destinada ao consumo na região.

Além dos abates, os veterinários inspecionam fazendas para detectar ou descartar novos focos.

SIGA-NOS NO Google News