Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Colesterol: Gordura trans é a grande vilã

Agência do Rádio - 25 de setembro de 2006 - 07:23

A gordura trans é hoje a grande vilã dos alimentos industrializados. Encontrada em margarinas e biscoitos recheados, por exemplo, ela se comporta como uma gordura saturada, elevando o nível de colesterol ruim e diminuindo o nível de colesterol bom. De mera desconhecida, ela passou a preocupação freqüente do consumidor e das empresas, que estampam nos rótulos dos produtos o selo "livre de gordura trans". A nutricionista Danielle Barros explica um dos motivos dessa mudança.

"A partir do momento que se colocou a importância dessa gordura e que foram colocados na mídia os problemas do consumo dessa gordura trans de uma quantidade exagerada, houve, então, a empresa, no seu lado de marketing, trabalhar com tecnologias mais avançadas, trazendo produtos livres de gordura trans e colocando isso na sua rotulagem, na forma que o consumidor possa ver melhor que aquele produto não teria gordura trans e seria mais saudável."

Hoje, é possível encontrar sorvetes, pães, biscoitos e margarinas que começam a aparecer nas prateleiras isentos ou com redução da trans. Uma portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, determinou que todos os produtos tenham em sua embalagem a especificação da quantidade de gordura trans até o final de 2006.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News