Cassilândia, Segunda-feira, 28 de Maio de 2018

Últimas Notícias

26/05/2009 18:15

CNJ afasta Corregedor da Justiça do Amazonas

Marco Antonio Soalheiro , Agência Brasil

Brasília - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou hoje (26) o afastamento preventivo do corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Jovaldo dos Santos Aguiar, e a instauração de Procedimento de Controle Administrativo (PCA) contra ele.

Desde a criação do CNJ, em 2005, esse é o primeiro caso em que um corregedor, responsável por apurar irregularidades e instaurar processos, será investigado. Segundo o corregedor nacional, ministro Gilson Dipp, “há indícios de graves violações dos deveres funcionais do magistrado” por parte de Aguiar.

Em fevereiro deste ano, a Corregedoria Nacional de Justiça constatou, em inspeção no Judiciário do Amazonas, que pelo menos 16 processos contra juízes e desembargadores estavam “indevidamente paralisados”. Um sindicância, na qual Aguiar teve ampla defesa, apontou “desvio de poder, com intuito doloso de favorecer partes, uso de laranja, violação de imparcialidade e conduta incompatível com suas funções”.

A recomendação de Dipp foi acatada por unanimidade pelos demais conselheiros do CNJ. Durante o afastamento, o desembargador amazonense não poderá se valer das vantagens do cargo, como uso de carro oficial com motorista e nomeação de servidores para funções comissionadas. A presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas também será orientada para que não aceite a aposentadoria do desembargador enquanto durar o processo.


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)