Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CMN ratifica à tarde prazo novo para pagar dívida rural

Marta Ferreira - Campo Grande News - 20 de dezembro de 2007 - 13:30

O CMN (Conselho Monetário Nacional) ratificará o acordo firmado entre governo federal e produtores rurais definindo a prorrogação do pagamento da dívida do setor, segundo informação divulgada pelo deputado federal Waldemir Moka (PMDB/MS), que conversou sobre o assunto hoje com o ministro da Agricultura, Reinold Sthepanes. A reunião do CMN que discutirá o assunto está prevista para as 16 horas de hoje.

De acordo com a proposta preliminar, o pagamento das dívidas vencidas em 2007 será prorrogado para 15 de fevereiro de 2008. Já as parcelas com vencimento em janeiro e fevereiro de 2008 poderão ser pagas até 31 de março. As medidas para o setor deveriam ser apresentadas pelo governo até o dia 28 deste mês, mas só deverão ser concluídas em 31 de março.

Moka também conversou sobre o assunto hoje com o vice-presidente da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, e, segundo a opinião manifestada pelos dois, o acordo não foi o ideal, mas representa avanço por se tratar de situação emergencial. Eles afirmam que o fim da cobrança da CPMF, definido na semana passada pelo Senado, atrapalhou as negociações.

Moka, que integra grupo de parlamentares criado para negociar com o governo federal as medidas para o setor rural, afirmou que, nos últimos 20 dias, houve várias reuniões com os ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

O governo, no entanto, pediu prazo de três meses para avaliar o impacto causado pelo fim da cobrança da CMPF para só depois apresentar proposta definitiva sobre o endividamento rural. “Fizemos nossa parte no sentido de ver resolvida a maior parte dos problemas enfrentados pelos produtores rurais. Certamente, 2008 será bem melhor para o setor. E vamos trabalhar para que isso ocorra”, garante.

SIGA-NOS NO Google News