Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Clima é de tranquilidade na primeira hora do referendo

Marcos Chagas/ABr - 10 de agosto de 2008 - 11:15

Brasília - O referendo que definirá a continuidade ou não do mandato presidencial do boliviano Evo Morales e de oito governadores regionais teve início há quase uma hora e, por enquanto, o clima no país é de tranquilidade. A informação é do presidente do Parlamento do Mercosul, deputado dr. Rosinha (PT-PR), um dos observadores internacionais convidados para acompanhar a votação.

Desde o início da manhã, Rosinha está na Côrte Nacional Eleitoral, em La Paz. Segundo ele, nenhuma manifestação popular foi constatada, seja ou La Paz seja no interior. O presidente do Parlamento do Mercosul disse ainda que os ministros da Côrte proibiram o trânsito de qualquer automóvel sem prévia autorização das autoridades eleitorais durante a realização do referendo.

Por conta disso, os cerca de 4 milhões de eleitores deverão comparecer a pé ao setor de votação. Rosinha disse ter questionado os ministros da Côrte Nacional sobre a possibilidade de essa medida comprometer a presença dos bolivianos nas urnas. "O argumento deles é que a medida foi tomada para evitar que eleitores compareçam em mais de uma zona eleitoral para votar. Parece que isso é comum por aqui", afirmou.

Pouco antes da abertura da votação, o presidente Evo Morales fez um pronunciamento afirmando que o referendo obrigará uma "reconciliação" dos bolivianos. A informação foi divulgada pela BBC Brasil. "Essa votação obrigará a um reencontro das autoridades, uma reconciliação do povo boliviano. Por isso, é importante a participação de todos", afirmou o presidente, segundo informou a agência de notícias.


SIGA-NOS NO Google News