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Classe média traz a mulher como grande protagonista
As mulheres são as grandes protagonistas na nova classe C. Na maioria dos negócios, são elas que dão a palavra final, na avaliação do publicitário Renato Meirelles, diretor do Instituto de Pesquisa Data Popular. São elas que decidem tudo de importante para a família, e isso os próprios homens admitem, destacou o publicitário, que proferiu palestra sobre Como Conquistar a Nova Classe Média em Dourados, na noite de quinta-feira (3) no auditório da Unigran.
O tema chamou atenção de empresários de micros e pequenos empreendimentos e universitários, que lotaram o auditório. Pela pesquisa do Data Popular, as mulheres se tornaram mais poderosas. Em média nas famílias pesquisadas, a cada R$ 100 que entra em uma casa, R$ 41 vem da mulher. Elas exercem mais responsabilidade sobre a família, têm mais autonomia socioeconômica e que resulta no consumo, diz.
De forma bastante didática e bem humorada, Meirelles, explicou o novo perfil socioeconômico do consumidor brasileiro, que nos últimos dez anos mudou muito. A novidade foi o fortalecimento da classe C, composta por famílias que têm uma renda mensal domiciliar média de R$ 2,5 mil. A classe média, antes considerada de baixa renda, é responsável por 53,9% dos consumidores brasileiros e quase 60% dos consumidores de Mato Grosso do Sul. O desafio agora são as empresas conquistarem esses consumidores cada vez mais exigentes com qualidade e preço justo, acrescenta.
Entre as curiosidades da nova classe média, Meirelles citou que os jovens lideram e são mais conectados e formadores de opinião. Entre 2002 e 2010 os eleitores de nível universitário na classe C saltaram de seis milhões para nove milhões.
A nova classe média não deseja o estilo de vida das elites e prefere produtos que valorizam a sua origem. De acordo com dados do Data Popular, a classe C é responsável por 78% do que é comprado em supermercados, 60% das mulheres que vão a salões de beleza, 70% dos cartões de crédito no Brasil e 80% das pessoas que acessam a internet. A nova classe média movimenta R$ 273 bilhões na internet por ano somente com seu salário, se considerarmos o crédito disponível a ela, esse montante dobra, detalha Meirelles, lembrando que este consumidor tem a ambição de viver melhor, consumir mais e, portanto, se qualificar a fim de gerar mais renda.
O empresário de microempresa do ramo de seguros, Silvano Piacentine, destaca que a palestra ajudou bastante a fim de abrir a mente e buscar esse consumidor emergente. Esse tipo de palestra é bastante pertinente para desenvolvermos estratégias de mercado, avaliou.
A empresária Cleuza Zornita explicou que já vem buscando esse público que compra carro zero, vai ao supermercado e enche o carrinho com produtos que antes só eram adquiridos pela classe A ou B, viaja de avião, vai às compras ao shopping e quer consumir sem tentar parecer alguém da elite. Já há algum tempo venho observando esses novos consumidores e essa palestra foi muita esclarecedora sobre as necessidades dos empresários conquistar esse público, avalia.
O diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro, disse que o objetivo do Sebrae é incentivar as empresas a buscarem os consumidores da classe C com informações quem passou dez anos pesquisando esse segmento de mercado, como e especialista Meirelles. Dourados tem uma massa de consumidores bastante atraente, é um polo com 35 municípios ao redor. A classe C é vitoriosa, hoje tem dinheiro e quer comprar e, claro, pagando um preço justo por produtos de qualidade, destacou Estanqueiro.
Feira do Empreendedor
Estanqueiro aproveitou o momento para convidar o público a participar da Feira do Empreendedor, que acontece entre os dias 1º a 3 de junho em Dourados. O evento tem o objetivo de trazer um conjunto de soluções que o Sebrae disponibiliza para dinamizar o dia a dia dos empreendedores, acrescentou.
O diretor técnico do Sebrae fez uma explanação geral sobre o que o evento vai oferecer, como palestras, treinamentos, rodadas de negócios e orientação aos empresários. É importante a participação dos empreendedores, pois é uma oportunidade de obter conhecimentos, facilitar os negócios e consequentemente a geração de renda, observou.