Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Clarice Herzog diz que fotos não são de Vlado

Luciana Vasconcelos/ABr - 29 de outubro de 2004 - 07:45

Brasília – Clarice Herzog, viúva do jornalista Vladimir Herzog, disse que está "exausta", mas "aliviada" com a certeza de que as fotos publicadas pela imprensa não são de seu marido, morto durante a ditadura militar, em 1975. “Estou exausta, estou fragilizada, estou esvaziada, estou cansada. Eu me senti aliviada agora porque pelo menos tenho esperança que o Vlado não tenha sido exposto aquela humilhação toda”, afirma em entrevista exclusiva à Radiobrás.

Clarice explicou que uma das fotos mostradas a ela era muito parecida com a de seu marido. “Não só eu jurava que era o Vlado, como amigos que o conheceram, partilharam da intimidade dele também estavam convictos que era a foto era do Vlado”, diz.

Após ver uma seqüência de fotos, mostradas pelos ministros Nilmário Miranda e general Jorge Armando Félix hoje em São Paulo, Clarice chegou a conclusão que a pessoa na fotografia não era Herzog. “Na medida em que vi várias fotos, não sei se 15 ou 20 (não contei), você vê que não é o Vlado. Várias fotos no mesmo local, em posições diferentes, inclusive de frente. Mas realmente aquela que foi publicada de frente, que é a que eu reconheci e passei muito mal com isso, é de uma semelhança estarrecedora”, ressalta.

Segundo Clarice, a foto que ela reconheceu na época estava muito ruim e com manchas, que ela chegou confundir com pêlos. “Quando eu pego e vejo a foto, a gente percebe, são manchas, a pessoa realmente tem o peito mais limpo, sem pêlos”, diz.

A divulgação das fotos levantou a discussão sobre a abertura dos arquivos da ditadura militar. Para Clarice, os documentos devem ser abertos a população. “Não importa que não era o Vlado, a discussão já foi feita. De repente a publicação dessas fotos foi o estopim para se voltar a se discutir esse assunto. Então ela, tem uma importância muito grande, apesar de todo o sofrimento da família”, conclui.

SIGA-NOS NO Google News