Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/09/2007 06:44

Cigarros: quatro milhões de pessoas morrem por ano

Agência do Rádio

A cada oito segundos morre uma pessoa no mundo por causa do tabaco, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS. O cigarro é o grande causador dos cânceres de pulmão e das vias aéreas, como na laringe, faringe, boca e língua. Para se ter uma idéia, por onde a fumaça do cigarro passa aumenta a incidência de câncer. Mas o fumo, além de afetar o aparelho respiratório, tem grande participação no câncer de bexiga, de próstata e de mama, por exemplo. É importante lembrar que todo tipo de fumo faz mal à saúde. Quem pensa que o cigarro de palha é menos prejudicial do que o cigarro comum se engana, como alerta o pneumologista Paulo Feitosa.

"O cigarro de palha é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro de filtro. Inclusive, ele pode dar mais câncer de pulmão. Agora, ele concentra menos monóxido de carbono no sangue e isso faz o paciente enfartar menos. Mas é tão prejudicial como. Deixa eu dar um exemplo bem assim, popular: qual seria melhor, levar um tiro ou levar uma facada? É uma coisa difícil da gente escolher, não é verdade? Seria mais ou menos a escolha entre o cigarro de palha e o comum."

No caso de charutos e cachimbos, a nicotina é absorvida na própria boca do fumante, como explica o médico. .

"O charuto você não precisa tragar para que a nicotina seja absorvida, ela é absorvida na própria mucosa oral. Então, o cigarro a pessoa precisa tragar para que a nicotina seja absolvida, no charuto e no cachimbo isso não é necessário. Porque quando o fumante fuma ele está na realidade atrás da nicotina."

Todo tipo de fumo faz mal à saúde, inclusive o narguilé, cachimbo usado no Oriente em que o fumo passa por uma água perfumada antes de chegar à boca e que tem se tornado popular em alguns locais do Brasil, principalmente entre os jovens.

De Brasília, Leilane Alves

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 03 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
06:50
Loterias
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)