Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

China retoma aos desertos 18% de seu território

Rede Rural - 16 de janeiro de 2006 - 13:32

O território da China apresenta 1,74 milhões de quilômetros quadrados de terra desértica, especialmente nas regiões do Norte. Mas segundo dados oficiais, uma década de esforços governamentais contra a desertificação, com projetos de reflorestamento e de controle do vento e da areia, contribuiu para recuperar mais de 18% da superfície do país.

A novidade agora é uma máquina criada por cientistas chineses para recuperar a vegetação, que se mostra eficaz na luta contra a desertificação. O equipamento consegue plantar entre dois e três hectares de terreno por dia, e foi testado nas áridas planícies da província chinesa da Mongólia Interior (Norte do país). Após utilizar a máquina em 67 mil hectares, os cientistas comprovaram que a vegetação plantada sobrevivia à severidade do inverno e à primavera nessa área desértica, e que a areia movida pelo vento não se depositava nas regiões cultivadas.

A máquina pesa quase 12 toneladas e, apesar seus 2,8 metros de altura e 6,6 metros de cumprimento, movimenta-se com rapidez no deserto. Seu funcionamento compreende várias fases: primeiro molha a terra e depois cava um sulco, coloca as sementes, fertiliza o terreno e cria uma camada de umidade em aproximadamente cinco minutos, segundo os pesquisadores chineses.

SIGA-NOS NO Google News