Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chegada de governantes do G8 intensifica protestos

Agência Brasil/ Aline Bastos - 07 de julho de 2005 - 08:43

As manifestações anti-G8 nas ruas de Gleneagles – cidade onde está sendo realizada a reunião de cúpula dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia – ficaram mais intensas com a chegada dos governantes. Um forte esquema policial foi montado e várias ruas da cidade estão bloqueadas, principalmente as que dão acesso ao hotel onde se realiza a reunião.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está em Gleneagles e, além de participar da reunião com outros quatro países convidados para a cúpula e com os negociadores do G8, também deve ter um encontro de trabalho com o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. Brasil, Índia, China, África do Sul e China foram convidados pelo primeiro ministro britânico para participar da reunião ampliada do G8.

De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, os líderes dos cinco países convidados deverão reafirmar a importância do multilateralismo e da distribuição dos benefícios da globalização. Também devem reafirmar a relevância de iniciativas como a ação contra a fome e pobreza no mundo, convocada pelo presidente Lula, e ainda, defender a remoção de barreiras ao comércio internacional, especialmente de produtos agrícolas.

Sobre a mudança climática, a nota do Itamaraty informa que os países convidados devem reafirmar a necessidade de esforços para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera e sugerir que os países desenvolvidos coloquem à disposição dos países em desenvolvimento tecnologias que tenham impacto positivo nas condições climáticas.

SIGA-NOS NO Google News