Cassilândia, Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

10/09/2015 15:00

Check-up: quais exames devem ser feitos antes de começar a correr?

Portal Educação Física

 

Se você quer ingressar no mundo das corridas, saiba que não basta escolher um tênis e uma roupa esportiva e simplesmente sair correndo por aí. Antes da atividade, é necessário verificar como está a sua saúde.

Segundo Maria Beatriz Roucourt, médica do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, o futuro praticante de corrida deve fazer um check-up para prevenir-se do risco de graves complicações. “A principal função do check-up antes de correr é diagnosticar precocemente alterações do organismo, que possam trazer riscos maiores, como por exemplo, a doença arterial coronariana, mais prevalente na população acima dos 35 anos”, diz.

Além disso, a médica conta ainda que a bateria de exames pode identificar doenças que prejudicam o desempenho do esportista, como a anemia, a asma, as tireoidopatias e os distúrbios ortopédicos.

Sendo assim, o primeiro passo é realizar uma avaliação médica com um profissional capacitado. Vale ressaltar que cada exame depende de fatores, como a idade do praticante, o histórico pessoal, familiar e a exigência física necessária para aquele exercício.

“Esta avaliação, chamada de Avaliação Pré-Participação Esportiva, tem como objetivo prevenir alguns tipos de lesões musculoesqueléticas e auxiliar na melhora da performance, corrigindo possíveis alterações clínicas e metabólicas”, explica Maria.

Depois desse exame, a especialista indica o eletrocardiograma de repouso, o teste ergométrico e o ecocardiograma, que avaliam o risco cardiovascular. Também são recomendados os exames de sangue e de urina. “Há também algumas avaliações fisiológicas, como a ergoespirometria, os testes de força, de potência, baropodometria, entre outros, que também podem ser realizados para a otimização da performance física”, relata a médica.

Mas será que a distância da corrida acaba influenciando nas possíveis complicações clínicas do corredor? Para Maria Beatriz Roucourt, o atleta que participa de uma prova mais longa, como maratona ou ultramaratona, tem mais chances de enfrentar problemas de saúde durante o percurso.

Neste caso, o cuidado passa a ser ainda mais importante para evitar o risco de desidratação, hipertermia (aumento da temperatura corporal), câimbras, lesões musculares e dores articulares.

Com a realização dos exames necessários, a dica é focar na preparação para a corrida. O esportista precisa fortalecer a musculatura, fazer treinos específicos, além de se alimentar corretamente. Seguindo as instruções da médica, o início no esporte fica mais seguro!

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 19 de Janeiro de 2017
Quarta, 18 de Janeiro de 2017
21:49
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Terça, 17 de Janeiro de 2017
23:53
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)