Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Esportes

Mundo Fitness - Check-up: quais exames devem ser feitos antes de começar a correr?

Mundo Fitness

Portal Educação Física - 16 de agosto de 2022 - 11:00

Mundo Fitness - Check-up: quais exames devem ser feitos antes de começar a correr?

Se você quer ingressar no mundo das corridas, saiba que não basta escolher um tênis e uma roupa esportiva e simplesmente sair correndo por aí. Antes da atividade, é necessário verificar como está a sua saúde.

Segundo Maria Beatriz Roucourt, médica do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, o futuro praticante de corrida deve fazer um check-up para prevenir-se do risco de graves complicações. “A principal função do check-up antes de correr é diagnosticar precocemente alterações do organismo, que possam trazer riscos maiores, como por exemplo, a doença arterial coronariana, mais prevalente na população acima dos 35 anos”, diz.

Além disso, a médica conta ainda que a bateria de exames pode identificar doenças que prejudicam o desempenho do esportista, como a anemia, a asma, as tireoidopatias e os distúrbios ortopédicos.

Sendo assim, o primeiro passo é realizar uma avaliação médica com um profissional capacitado. Vale ressaltar que cada exame depende de fatores, como a idade do praticante, o histórico pessoal, familiar e a exigência física necessária para aquele exercício.

“Esta avaliação, chamada de Avaliação Pré-Participação Esportiva, tem como objetivo prevenir alguns tipos de lesões musculoesqueléticas e auxiliar na melhora da performance, corrigindo possíveis alterações clínicas e metabólicas”, explica Maria.

Depois desse exame, a especialista indica o eletrocardiograma de repouso, o teste ergométrico e o ecocardiograma, que avaliam o risco cardiovascular. Também são recomendados os exames de sangue e de urina. “Há também algumas avaliações fisiológicas, como a ergoespirometria, os testes de força, de potência, baropodometria, entre outros, que também podem ser realizados para a otimização da performance física”, relata a médica.

Mas será que a distância da corrida acaba influenciando nas possíveis complicações clínicas do corredor? Para Maria Beatriz Roucourt, o atleta que participa de uma prova mais longa, como maratona ou ultramaratona, tem mais chances de enfrentar problemas de saúde durante o percurso.

Neste caso, o cuidado passa a ser ainda mais importante para evitar o risco de desidratação, hipertermia (aumento da temperatura corporal), câimbras, lesões musculares e dores articulares.

Com a realização dos exames necessários, a dica é focar na preparação para a corrida. O esportista precisa fortalecer a musculatura, fazer treinos específicos, além de se alimentar corretamente. Seguindo as instruções da médica, o início no esporte fica mais seguro!

SIGA-NOS NO Google News