Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Chapadão poderá investir em projeto Avícola

29 de janeiro de 2008 - 15:04

Na manhã desta terça-feira, dia 29, aconteceu uma palestra com o empresário sócio-proprietário do Frango Ouro, Albenah Garcia Filho, no Sindicato Rural de Chapadão do Sul.

Albenah, proprietário de uma granja na cidade de Aparecida do Taboado e parceiro da Pluma Agroavícola em Cassilândia, veio através da palestra de hoje propor parceria a interessados no ramo de aves.

O empresário acredita que o investimento será bem feito na cidade, pois Chapadão do Sul é um dos municípios que produzem mais grãos na região. Isso facilita a criação de frangos. Toda a produção de milho poderia ser investida no novo empreendimento, tendo assim o apoio de produtores do município.

O investimento é de R$1.805.088,54. Para quem não tiver este dinheiro, o Banco do Brasil, como parceiro da Pluma Agroavícola, realiza financiamentos que poderão ser pagos em 12 anos, com carência de 12 meses na entrada.

A empresa Pluma existe desde 1999 e foi criada na cidade de Dois Vizinhos (PR) por pessoas que entendiam sobre frangos (ex-funcionários de grandes empresas como a Sadia).

Na parceria, a Pluma tem por obrigação o fornecimento de matrizes recriadas, fornecimento de ração da granja, bandejas plásticas para acondicionar os ovos, transporte de ovos em veículos climatizados, vacinas e assistência veterinária.

A obrigação do produtor é construir o aviário, instalar equipamentos (comedores, climatização, bebedouros, cortinas, ninhos, trooler), construir portarias de produção, mão-de-obra, energia elétrica, arco de desinfecção, casa para granjeiro, via de acesso, poço artesiano com reservatório de 80.000 litros, gerador, cama e cercas de isolamento.

Todos os itens citados deverão ser instalados. Para se entrar na granja deve-se passar pela portaria de recria para esterilização, tomar banho e vestir uniformes. Esse processo existe para a não contaminação das aves.

O prefeito Jocelito, que estava presente na palestra, afirma que a vinda de uma empresa aviária a Chapadão do Sul será um bom negócio, pois gerará empregos e aumentará o rendimento financeiro da cidade. O adubo criado na cama de frango serve como adubo orgânico que poderá ser usado nas plantações do município.

Jocelito lembrou também que Chapadão do Sul é o maior produtor de grãos da região e que se for possível transformar o milho em ração, para a nova atividade que poderá ser implantada na cidade, haverá um crescimento muito grande do município.

Ressaltou que já houve a proposta de instalação da Pluma em Chapadão do Sul, no início do seu mandato, mas na época não havia possibilidade financeira para suprir tamanho investimento.

Hoje à tarde os participantes da palestra seguem até a empresa, que se localiza no antigo posta Água Limpa, para uma visita técnica.

Fonte: jovemsulnews (Natalia Leal)

SIGA-NOS NO Google News