Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CHÁ: Ele também deve ser usado com orientação médica

Agência do Rádio - 26 de junho de 2012 - 07:47

Normalmente utilizadas como chá, as plantas medicinais são usadas pelas pessoas como remédios para auxiliar nos problemas de saúde como enjôos, irritações e inchaços. Entre as principais plantas estão a camomila, o boldo-do-chile, o alecrim, o alho e a erva-cidreira. No entanto tomar chá para aliviar sintomas deve ter orientação médica. A consultora de marketing de uma empresa de telefonia celular, Cristina Carvalho que toma chá a mais de 20 anos, quatro vezes por dia fala sobre os efeitos positivos da bebida.


\"Chás que eu costumo tomar. De cavalinha. Tem uma receitinha que eu tenho que o chá de hibisco: cravo, canela, casca de limão. Camomila com capim cidreira, espinheira santa. No caso de cavalinha e espinheira santa eu tomei por uma questão terapêutica mesmo. A espinheira santa por uma questão de gastrite que eu tenho, tem me ajudado muito, eu sinto muita diferença para a questão de acidez no estomago e o de cavalinha para combater o inchaço\".

Para a consultora técnica do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos, Katia Torres, tomar chá para reduzir sintomas de doenças, como a gastrite, não é recomendado.


\"Ela deve ser utilizada por curtos períodos, por exemplo, por uma semana para algumas indicações assim, para reduzir alguns sintomas e deve preferencialmente ser indicado por um prescritor que tenha habilitação, que tenha conhecimento em fitoterapia para poder fazer essa prescrição adequada\".

A consultora técnica do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Katia Torres comenta ainda que quando usado de forma errada, o chá pode causar consequências no corpo. A consultora lembra que esses medicamentos devem seguir como qualquer outro remédio todas as normas sanitárias e os cuidados para o seu uso, e devem possuir registro da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Reportagem, Alexandre Penido


SIGA-NOS NO Google News