Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CGU sorteia mais 60 municípios para fiscalizar

Agência Brasil - 27 de outubro de 2004 - 13:31

A Controladoria Geral da União (CGU) realizou nesta quarta-feira o 13° sorteio de municípios que receberão fiscalização sobre o uso de recursos públicos federais. Foram mais de 60 municípios sorteados em todos os estados brasileiros, entre os que possuem até 500 mil habitantes.

Desde abril do ano passado, quando a CGU deu início ao Programa de Fiscalização a partir de sorteios públicos, já foram fiscalizados 561 municípios. O ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, disse que o objetivo é ampliar o programa. “Podemos, por meio da nossa experiência e a capacidade do pessoal, ir gradativamente ampliando as operações de controle e de participação da sociedade. É fundamental que o dinheiro público seja uma atenção permanente não só dos aparelhos administrativos, mas da população”, afirma.

Presente na solenidade, o ministro das Cidades, Olívio Dutra, destacou a importância da fiscalização para que recursos não sejam desviados. “O ministério tem mais de oito mil obras em execução nos 5,6 mil municípios do nosso país. Queremos que elas sejam bem executadas e cada centavo do dinheiro público seja ali aplicado e não desviado para outra coisa”, lembra.

Segundo Dutra, em muitas cidades há desorientação e despreparo de prefeitos para lidarem com dinheiro público. “O governo quer, antes de punir, orientar o administrador público para ele saber dos critérios e cumprir sem maiores problemas a responsabilidade que ele tem. O ministério está assessorando as prefeituras com relação ao plano diretor e a execução de projetos para dificultar qualquer desvio”, defende.

SIGA-NOS NO Google News