Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Censo Escolar verificará uso da língua indígena

Assessoria MEC - 14 de abril de 2004 - 15:05

Pela primeira vez, o Censo Escolar vai verificar o uso das línguas indígenas nas escolas localizadas em áreas habitadas por esses povos. Com o levantamento, será possível visualizar a riqueza sociolingüística do País e redirecionar as políticas públicas.


O estabelecimento de ensino, além de informar se a aula é dada na língua da própria comunidade, deverá assinalar em qual das cerca de 180 línguas indígenas existentes no Brasil o ensino é ministrado. Atualmente, há 2.079 escolas em áreas indígenas.


Para Kleber Gesteira Matos, coordenador de Educação Escolar Indígena do MEC, o levantamento vai permitir localizar onde há revigoramento ou perda lingüística. “Se uma escola não utiliza a língua indígena, é um sinal de tragédia lingüística, e é preciso conhecer para atuar rápido”. Segundo ele, o censo vai contribuir para orientar a produção didática sobre a educação indígena e ajudar os gestores e as organizações não-governamentais no desenvolvimento de uma educação de qualidade no âmbito do espaço escolar.


Temas sociais - Outra novidade no censo deste ano é a inclusão de um quesito, no questionário, para identificar a quantidade de escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos. Pelo levantamento, também será conhecido o número de escolas que funcionam em penitenciárias ou centros de reeducação.


Os estabelecimentos de ensino informarão, ainda, sobre os temas sociais contemporâneos abordados em sala de aula, seja por meio de projetos, disciplinas especiais ou matérias curriculares. Direitos humanos, educação para o trânsito, ética, cidadania, meio ambiente, racismo, sexualidade, violência e drogas são alguns dos assuntos apresentados pelo questionário do censo.


O levantamento está sendo realizado em 215.683 escolas da educação básica pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), em parceria com as secretarias de Educação. Serão coletadas informações sobre matrícula, professores e infra-estrutura. A partir do recebimento do questionário, os estabelecimentos de ensino terão até 30 dias para preencher o formulário e devolvê-lo.


Repórter: João Luiz Mendes

SIGA-NOS NO Google News