Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

07/10/2005 06:34

Censo Escolar aponta aumento de 16,48% na educação

Deniza Gurgel - Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) publicou no Diário Oficial e enviou a todas as escolas publicas, estaduais e municipais o resultado preliminar do Censo Escolar da Educação Básica. Caso elas não concordem com os dados, têm 30 dias para enviar recursos ao Inep.

Os resultados preliminares mostram que houve um aumento de 16,48% no total de alunos da educação profissional. Segundo o diretor de Estatística de Educação Básica do Inep, Davi Schmidt, está acontecendo o desejado: "Nós sabemos muito bem que o ensino profissional é da maior importância para o desenvolvimento do país. As empresas têm muita necessidade de profissionais bem preparados e inclusive ajudam em muitas situações. Elas têm convênios com as escolas e ajudam a formar profissionais. Nós acreditamos que o Brasil hoje está valorizando mais a educação profissional do que fazia há alguns anos".

Pela primeira vez, neste ano o critério cor e raça foi avaliado no Censo. De acordo com Schmidt, a inclusão da categoria foi uma solicitação da sociedade. "O principal objetivo do Censo é que a escola se conheça bem e, a partir daí, trate com seriedade os problemas existentes. O que nós sabemos hoje é que existem setores na sociedade muito excluídos. Agora, quando não se sabe a quantidade também não se tem condições de estabelecer as políticas. E com esses números a sociedade e todos os setores interessados têm mais um elemento para estabelecer suas políticas e suas ações".

No resultado preliminar do censo, 46,25% dos alunos se consideraram pardos, 41,43% brancos, 9,9% negros, 1,55% amarelos e 0,87% indígenas.

O diretor disse acreditar que esses dados precisam ser comparados. "O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faz há muitos anos um levantamento de cor e de raça. Portanto, tem aí mais um elemento para se estudar. A sociedade precisa se conhecer, se ver. Acho que dessa forma estamos contribuindo com isso", afirmou.

Outros dados preliminares mostram que houve um aumento de 4,35% na educação infantil. Mas que o ensino fundamental teve uma diminuição de 1,4%. O resultado em todo o Brasil foi de uma redução de aproximadamente 1,3% na educação básica.

Davi Schmidt destacou que esses dados são preliminares e que ainda podem sofrer alterações. Mesmo assim, acrescentou, o Ministério da Educação já solicitou estudos para explicar a diminuição do número de estudantes na educação básica. "Nós não temos nesse momento hipóteses para essa constatação, mas o Ministério já solicitou estudos para procurar entender o que está acontecendo", informou.

Depois que as escolas entregarem os recursos ao Inep, o prazo de avaliação é de mais 30 dias. Em dezembro serão divulgados os dados consolidados do Censo Escolar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)