Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

08/04/2006 10:40

Células-tronco ajudam a reduzir problemas cerebrais

Uma dose de células-tronco adultas ajudou animais com problemas cerebrais e motores a se recuperarem, informaram hoje cientistas norte-americanos. Os problemas dos animais eram similares aos causados por um ataque apoplético ou a paralisia em adultos, e a aplicação do procedimento poderia ser crucial em seres humanos, afirmaram os cientistas do Centro Médico da Geórgia e do Centro Médico para Veteranos da cidade de Augusta.

Os pesquisadores expuseram o resultado de seus testes na reunião anual da Academia de Neurologia dos EUA em San Diego, Califórnia. O estudo foi feito com injeções de doses de 200 mil a 400 mil células-tronco humanas no cerébro de animais que tinham perdido sua mobilidade e outras funções físicas.

Os cientistas utilizaram as recém-descobertas células progenitoras plenipotentes adultas (MAPC, na sigla em inglês). Os animais experimentaram pelo menos 25% a mais de mobilidade motriz e função neurológica em comparação com os que foram utilizados como controle do estudo, segundo Cesario Borlongan, neurologista do Colégio Médico.

Recuperação

O cientista disse que uma só dose produziu uma recuperação forte na primeira etapa do transplante e a recuperação se manteve até dois meses, que foi o tempo que durou o estudo.

"Além desse intervalo, os animais continuaram mostrando sintomas de recuperação", disse Borlongan. Embora depois desse período houvesse menos de 1% das células transplantadas, os animais tinham desenvolvido novos neurônios, aparentemente a partir das células-tronco endógenas.

"Não é uma cura, mas a recuperação é grande e pode ajudar alguém a abandonar o leito e ocupar uma cadeira de rodas; sair dessa cadeira e caminhar com muletas, deixar as muletas e caminhar sem ajuda", disse David Hess, especialista em apoplexia e diretor do Departamento de Neurologia do Colégio Médico da Geórgia.

Hess acrescentou que a causa principal de incapacidade nos adultos norte-americanos são os ataques apopléticos, que são "um enorme problema no mundo todo".

O neurologista também expressou sua esperança que algum dia o tratamento com células-tronco combinado com um rigoroso tratamento físico possa reduzir os problemas de mobilidade. "Se alguém puder passar da cadeira de rodas para a muleta será um enorme progresso", explicou Hess.


Folha Online

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)