Cassilândia, Domingo, 26 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

07/04/2006 07:17

Cefaléia primária é mais comum em obesos

Agência Notisa

Resultados de estudo realizado em São Paulo mostram que 75% (55) dos pacientes avaliados apresentavam algum diagnóstico de cefaléia primária. Segundo os autores da pesquisa, este foi o primeiro estudo a avaliar a afecção em obesos.

É vasta a literatura sobre a obesidade enquanto um problema de saúde pública mundial. Entretanto, pouco se sabe sobre a prevalência e o impacto da cefaléia em pacientes obesos. Interessados na questão, pesquisadores do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e do Hospital Beneficência Portuguesa, ambos de São Paulo, avaliaram 74 pacientes consecutivos de um centro de tratamento de obesidade e constataram: cefaléias primárias são, de fato, mais comuns e incapacitantes neste grupo. “De nosso conhecimento, este foi o primeiro estudo a avaliar a cefaléia primária em pacientes obesos”, afirmam Mário Fernando Peres e equipe em artigo publicado nos “Arquivos de Neuro-Psiquiatria”.

Segundo o texto, os participantes do estudo foram comparados a indivíduos com índices de massa corporal (IMC) inferior a 25. Os resultados mostraram que 75% (55) dos pacientes apresentaram algum diagnóstico de cefaléia primária, 66% enxaqueca (49), 9% cefaléia do tipo tensional (7) e 48% (36) tiveram cefaléias incapacitantes. “A enxaqueca foi o diagnóstico mais freqüente”, afirmam os pesquisadores no artigo.

Além do IMC, os pacientes foram analisados por sexo, idade e raça. Todos os fatores necessários para o diagnóstico da cefaléia primária foram coletados, tais como freqüência, intensidade e duração do ataque. “Em nossos estudos não conseguimos demonstrar uma correlação entre sonolência diurna excessiva, a marca da síndrome da apnéia do sono, e o diagnóstico, a intensidade e a freqüência da cefaléia”, destacam.

Na opinião dos autores, a qualidade de vida dos obesos com cefaléia incapacitante primária pode ser afetada substancialmente. “Por esse motivo, a cefaléia deve ser diagnosticada e tratada adequadamente”, ressaltam. Segundo eles, o manejo da obesidade pode ser difícil e limitações no tratamento podem ocorrer; entretanto, estão surgindo novas janelas terapêuticas. “Não se sabe se doses mais altas de medicamentos para cefaléia devem ser administradas em pacientes obesos, mas os clínicos devem manter esta possibilidade”, frisam.

O artigo ressalta, ainda, não diminuindo a importância dos fatores ambientais, que a epidemia de obesidade testemunhada nos últimos 20 anos emergiu a partir de um pool genético relativamente constante. “A identificação dos mecanismos envolvidos na etiologia (causa) e na patogênese (mecanismoda doença) da obesidade e das desordens da cefaléia continua sendo criticamente importante para o futuro imediato de ambas as patologias”, concluem os pesquisadores.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 26 de Fevereiro de 2017
Sábado, 25 de Fevereiro de 2017
10:00
Receita do dia
07:30
Loterias
Sexta, 24 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)