Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/08/2005 07:40

CCJ aprova PEC que muda critério para promoção de juiz

Agência Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última terça-feira (16) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 81/03, que substitui o merecimento pelo sorteio como critério de promoção de juiz. A proposta altera os incisos II, III e IV do artigo 93 da Constituição.
O autor da proposta, deputado João Alfredo (PT-CE), argumenta que os tribunais quase nunca observam o real mérito do juiz para promovê-lo. "Não há como traçar normas para aferir o merecimento, o que torna o critério ensejador de atos de influência negativa, passíveis de gerar corrupção", alerta o deputado.

Certeza e independência
Para João Alfredo, o sistema baseado no sorteio está mais próximo do ideal. "Com ele, o juiz adquire a certeza de progresso funcional sem protecionismo ou apadrinhamento, e pode exercer o seu mister com independência, como já ocorre com a promoção por antigüidade".
O relator da matéria, deputado Maurício Rands (PT-PE), propôs sua admissibilidade. Ele afirma que a PEC respeita os requisitos constitucionais e que não há nenhum impedimento circunstancial à sua apreciação. Rands recomendou apenas que a comissão especial que analisará a proposta faça algumas mudanças de técnica legislativa para aperfeiçoar o texto.




Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Rejane Oliveira


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)