Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CCJ aprova PEC que muda critério para promoção de juiz

Agência Câmara - 20 de agosto de 2005 - 07:40

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última terça-feira (16) a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 81/03, que substitui o merecimento pelo sorteio como critério de promoção de juiz. A proposta altera os incisos II, III e IV do artigo 93 da Constituição.
O autor da proposta, deputado João Alfredo (PT-CE), argumenta que os tribunais quase nunca observam o real mérito do juiz para promovê-lo. "Não há como traçar normas para aferir o merecimento, o que torna o critério ensejador de atos de influência negativa, passíveis de gerar corrupção", alerta o deputado.

Certeza e independência
Para João Alfredo, o sistema baseado no sorteio está mais próximo do ideal. "Com ele, o juiz adquire a certeza de progresso funcional sem protecionismo ou apadrinhamento, e pode exercer o seu mister com independência, como já ocorre com a promoção por antigüidade".
O relator da matéria, deputado Maurício Rands (PT-PE), propôs sua admissibilidade. Ele afirma que a PEC respeita os requisitos constitucionais e que não há nenhum impedimento circunstancial à sua apreciação. Rands recomendou apenas que a comissão especial que analisará a proposta faça algumas mudanças de técnica legislativa para aperfeiçoar o texto.




Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Rejane Oliveira


SIGA-NOS NO Google News