Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/07/2015 14:00

Catarata afeta o sono e a função cognitiva

Portal Segs

Se você estiver se sentindo cansado e sonolento durante o dia, talvez seja hora de fazer a cirurgia de catarata que você vem adiando. Um estudo recente descobriu que as pessoas com catarata, muitas vezes, experimentam má qualidade do sono.

De acordo com os pesquisadores japoneses, a eficiência do sono foi de 85,8% em uma análise multivariada totalmente ajustada para pacientes que haviam sido submetidos à cirurgia de catarata em comparação com a eficiência do sono de 84,4% entre pacientes que não se submeteram à cirurgia.

“A catarata avançada pode reduzir a quantidade de luz que atinge a retina na parte posterior do olho e isto pode causar mudanças no ritmo circadiano, o que afeta o sono do paciente. A remoção da catarata deixa a luz entrar nos olhos novamente, o que pode normalizar o ritmo circadiano e restaurar a qualidade do sono. Isso acontece porque a catarata tende a absorver a luz azul e a luz azul é do comprimento de onda fundamental para o controle do ritmo circadiano”, explica o oftalmologista Virgílio Centurion (CRM-SP 13.454), diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.

Além de melhorar a eficiência do sono, os pacientes do estudo também apresentaram 33% menos chances de serem diagnosticados com transtornos cognitivos. Segundo os pesquisadores, as pessoas que têm padrões de sono perturbados são mais propensas a apresentar prejuízos cognitivos.

“Na população idosa, em geral, a cirurgia de catarata é significativamente associada a uma melhor qualidade do sono e de função cognitiva. Sabemos que as pessoas idosas têm catarata e também sabemos que os idosos têm problemas para dormir, então este pode ser um mecanismo que influencia o sono", diz o médico, que é membro da ALACCSA, Associação Latino-Americana de Cirurgiões de Córnea, Catarata e Cirurgias Refrativas.

O estudo, que foi realizado no Japão, foi apresentado durante o SLEEP – 2015, reunião anual da Associated Professional Sleep Societies, que aconteceu em junho, em Seattle, EUA. Os pesquisadores recrutaram 934 indivíduos saudáveis ​​que tinham pelo menos 60 anos de idade. Do total de indivíduos no estudo, 780 não tinham feito a cirurgia de catarata; os restantes 154 foram submetidos ao procedimento. O estudo incluiu 499 homens, ou 53,4% do total.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)